Continue lendo...
Vermeer e a mega exposição em Amsterdam
4
Arte, Exposições, Vermeer

Vermeer e a mega exposição em Amsterdam

Viagem para Holanda

Estão preparados para a sensacional mega exposição das pinturas de Johannes Vermeer em Amsterdam? Este extraordinário artista, nasceu em Delft no ano de 1632. Ao longo de sua vida e carreira nos deixou pinturas intrigantes e verdadeiras obras primas.

Pouco sabemos e temos documentos sobre a sua vida pessoal, mas alguns aspectos de sua vida são importantes, pois reflete em suas pinturas.

Vermeer se converteu ao catolicismo, pois foi batizado para se casar com Catharina Bolenes. Tiveram 15 filhos, dos quais 11 chegaram a vida adulta. Se casaram na Oudekerk em 20 de Abril de 1653

Ele trabalhou como comerciante de Artes, e seu rendimento vinha dessas negociações e não das vendas de seus quadros. Muitas vezes vendia um quadro para pagar as dívidas em lojas de comida de sua cidade local.

  • Vermeer nunca saiu de Delft. Não se sabe com quem ele aprendeu a pintar, talvez admirasse Rembrandt ( eles tinham 26 anos de diferença), que vivia em Amsterdam.

Se tornou um respeitado cidadão de Delft e um membro da Academia de São Lucas ( Gilda), e, assim como o seu pai ele avaliava e negociava a venda de arte. Em 1653, Vermeer foi diretor da Gilda de São Lucas ( local que hoje é um museu dedicado a Vermeer )

Quantas obras Vermeer fez?

Com a vida pessoal agitada por conta de muitos filhos, Vermeer nos deixou cerca de 35 a 37 pinturas.

Ele demorava para concluir suas obras, pois tem mágica em suas criações. Não há acumulo de pigmentos, as camadas são finas, ele usa e abusa das misturas de cores, branco sobre azuis ou amarelos e experimenta diferentes possibilidades.

Vermeer, trabalha com uma paleta de cores bem diferentes de seus colegas do mesmo período artístico, o Barroco Holandês.

  • As cores principais de suas telas são: preto, azul, vermelho, amarelo, branco.

A exposição no Rijksmuseum em Amsterdam irá nos brindar com 28 pinturas de Johannes Vermeer, será a primeira vez que estaremos diante de um número significativo das obras primas deste mestre!

 Vermeer na mega exposição no Rijksmuseum em Amsterdam
Pintura de Vermeer, A garota com brinco de pérola, em exposição permanente no Mauritshuis

Qual o estilo de pintura de Vermeer?

Ele é o mestre da luz, não há quem diga o contrário. É o pintor mais famoso e importante do século XVII, período conhecido como a Idade de Ouro dos Países Baixos. ( A República Holandesa neste período era considerada a mais rica do mundo). As conquistas culturais e artísticas da época transformaram Vermeer em um pintor das cenas de gênero.

Seus quadros são admirados pelas cores transparentes e a mágica de como ele utiliza os pigmentos para fazer refletir a claridade com perfeição. Johannes coloca objetos em suas cenas entre o expectador e o retratado para marcar distância. Abusa das cortinas, que são fortes elementos nas composições de seus quadros.

Seu gênero principal foi retratar as mulheres em seus ofícios domésticos. Não temos pistas de quem eram as mulheres que Vermeer pintou. Como ele vivia com sua esposa e várias filhas, provavelmente poderia ser Catharina ou uma de suas filhas. Johannes foi um artista das cenas do interior.

 

Curiosidades sobre as suas pinturas…

  • Apenas 3 de seus trabalhos, os primeiros possui uma referência ao tema bíblico;
  • A Holanda possui 7 obras de Vermeer;
  • Do total de suas pinturas, há mulheres com pérolas em 18 dessas obras;
  • A Garota com brinco de pérola ( quadro mais famoso de Vermeer) foi vendida por apenas 2.35 florins ( mais ou menos 10 euros no dinheiro atual)
  • Somente 2 obras são de paisagens externas, A Vista de Delft e a Pequena Rua – locais por onde Vermeer passou a sua vida e quis eternizar seu amor por sua terra natal;

Viagem para Holanda

As mulheres de Vermeer e a mega exposicão em Amsterdam

São muitas…Vermeer apresenta a vida cotidiana holandesa do século XVII. As pinturas holandesas apresentam uma naturalidade, detalhes riquíssimos, mensagens indiretas ( criticas aos maus costumes ) e Vermeer soube com maestria e sutileza representar as mulheres em suas tarefas domesticas.

Na exposição que inicia em 10 de fevereiro e irá até 4 de Junho, serão mostradas mulheres lendo cartas, nas aulas de música, costurando, mulheres escrevendo cartas, será que eram de amor? Fique atento aos detalhes nas pinturas, olhe cada cantinho, admire.

Viagem para Holanda. Vermeer e a mega exposição em Amsterdam.
Vermeer em Amsterdam, mega exposição de 2023 no Rijksmuseum.

A Garota com brinco de pérola ou a Mona Lisa do Norte?

Esta icônica pintura é uma incógnita até para os maiores especialistas da arte. A Holanda criou um termo chamado Tronie, que é um gênero no qual esta pintura se enquadra. É como um posicionamento, não é um retrato por causa do ângulo, é mostrado uma pessoa sem que o objetivo final de retratá-la. A postura é sedutora, o olhar cativante, mas afinal quem seria essa garota?

Na exposição você terá a chance de ficar frente a frente com ela.

Sua casa permanente, é o Mauritshuis em Haia. Vai vir pra Holanda? Inclua a visita em sua agenda. É um lugar incrível, em 2022 comemorou 200 anos como museu e abriga as joias da pintura do séculos XV, XVI e XVII , inclusive mais 2 obras de Vermeer.

Onde encontrar as pinturas de Vermeer?

Em solo holandês são 7 pinturas, quatro delas em exposição permanente no Rijksmuseum e três no Mauritishuis em Haia. Pelo mundo, as obas podem ser encontradas em Dublin, Tóquio, Dresden ( Alemanha), Louvre em Paris, Nova York no The Frick Collection, várias cidades americanas.

É uma verdadeira viagem ao redor do mundo para poder apreciar, mais a oportunidade em 2023 é vê-las de pertinho em Amsterdam, 28 obras reunidas em um só museu.

Quer fazer um passeio cultural, agora? Do conforto da sua casa? Está disponível o vídeo que fiz em Delft, a terra natal de Johannes, onde percorri o trajeto, visitei os lugares que ele viveu.

Assim, você pode agendar sua visita à Delft quando vier à Holanda! Clique aqui e será direcionado ao vídeo!

Viagem para Holanda
Mauritshuis, o famoso museu abriga 3 pinturas de Vermeer.

 

Agora, você sabe que até 4 de Junho de 2023, a exposição com 28 pinturas estarão em Amsterdam, faça seu planejamento, venha fazer a viagem cultural dos seus sonhos, pois são raras essas exposições e de um valor emocional sem igual.

A arte precisa ser entendida com o coração.

Vermeer com sua sensibilidade soube transformar a vida cotidiana em joias raras enquadradas em uma moldura! Ele tinha poucos clientes, estava na faixa dos 40 anos e, se afundou em dívidas. Aos 43 nos deixou, 15 de dezembro de 1675.

Dia 14 de Fevereiro de 2023, estarei no Rijksmuseum, para esta mega exposição, farei um tour e compartilharei no Instagram do Viagem para Holanda. Me siga por lá, pra ver as primeiras impressões desta exposição.

“Vermeer encontrou o trabalho de uma vida inteira no canto de uma sala” Irwin Greenberg

 

Acompanhe pelo Blog outros artigos de seu interesse, abaixo uma seleção de assuntos que pode te interessar! Dúvidas? Deixe nos comentários que irei responder. Um abraço, Luciana.

Olá! Sou a Luciana, turismóloga e guia cultural nos Países Baixos. Encontre aqui, um conteúdo recheado de informações de qualidade que sirva de inspiração para realizar a viagem dos seus sonhos!
Seja muito bem vindo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *