Continue lendo...
Turismo religioso: a beleza das catedrais holandesas
2
Cultura, Igrejas, Passeio Cultural, Patrimônio Histórico

Turismo religioso: a beleza das catedrais holandesas

turismo religioso Viagem para Holanda

Os holandeses acreditam em Deus? Qual a religião que eles seguem? O turismo religioso pode ser pouco valorizado na terra dos moinhos de vento, mas o que podemos ver é que há monumentos belíssimos, catedrais importantes e uma mistura de religiões em um espaço territorial pequeno. Você gosta da arquitetura das igrejas na Europa? Então, irá adorar as sugestões das igrejas neste texto. Esses monumentos possuem um elevado valor histórico e cultural. Está pronto para um turismo religioso um pouco diferente e descobrir as belezas das catedrais holandesas?

Um pouco do contexto histórico

Após a Holanda conseguir sua libertação do domínio espanhol e a maioria da população optar em ser protestante, o catolicismo perdeu forças por aqui. Os holandeses queriam que o livro sagrado, a bíblia fosse traduzida para que todos pudessem entender o contexto, e não só pelo que estava pintado em grandes obras ou nos vitrais dentro das igrejas com as mensagens para os analfabetos.

Mesmo assim, o país ficou dividido, uma mudança neste contexto, não se faz de um dia para o outro.

Números interessantes…

  • Das 7.110 igrejas, sinagogas, mesquitas e templos, 1530 foram reaproveitados e 295 estão prestes a receber uma nova função.
  • Das 1530 igrejas = 70% são protestantes e 25% católica romana e 40% desses edifícios possuem uma função sociocultural, como prefeitura, bibliotecas, livrarias, restaurantes, museus e espaço para exposições.
  • A população holandesa se divide em 20% católicos, 15% protestantes, 5% mulçumanos e 6% possui outras escolhas.
  • Uma em cada três pessoas, dizem que não acreditam em Deus. Em 1960, 80% da população era católica ou protestante, mas os índices estão caindo ano após ano.

A maioria dos holandeses não pertencem a nenhuma denominação religiosa, mas o que não podemos ignorar é a beleza das construções e é esse o tema central deste artigo.

Os dados acima foram pesquisados em cultureelerfgoed.nl 

Vamos viajar por belos edifícios religiosos?

Viajar para a Holanda, tem uma vantagem imensa, pois, vamos de campos de tulipas à museus, igrejas e monumentos históricos em um único dia. Ainda preciso mencionar as cervejarias artesanais que se instalaram em antigos prédios de igrejas e são parte da cultura holandesa. Afinal, beber e rezar é uma boa combinação, rs

A primeira sugestão, é a Catedral de São Bavo em Haarlem, bem no coração da praça central essa igreja abriga tesouros em seu interior. Possui um órgão musical que foi tocado por Mozart quando criança. E é nesta igreja, que o pintor Frans Hals está sepultado. Seu estilo arquitetônico é o gótico, faz parte dos 100 monumentos tombados do país e recebe turistas do mundo todo. O ingresso custou 4 euros ( 2021), comprei na hora e sem fila.

Viagem para Holanda igreja em Haarlem
São Bavo em Haarlem
Viagem para Holanda Haarlem
São Bavo em Haarlem
Viagem para Holanda haarlem
Altar principal, onde Frans Hals descansa em paz

Jopenkerk, não poderia ficar fora desta lista. A cervejaria foi construída dentro de uma antiga igreja. É adorado por nativos e turistas, que se deliciam com uma oferta de vários sabores da bebida mais consumida neste país. Não tenha hora pra voltar. Tudo artesanal, produzido dentro da igreja. Os tapetes originais, fazem parte da decoração, basta olhar pra cima..estão no teto! Lembre-se: beber e rezar, tudo em um único local..rsrs

Dica: pra você que gosta de uma sobremesa, experimente o Bieramissu, uma versão holandesa do doce italiano…eu amei!

Viagem para Holanda igrejas
A igreja que se transformou em cervejaria artesanal. Jopenkerk em Haarlem

Viagem para Holanda igrejas

Jopenkerk, Haarlem

Viagem para Holanda igrejas
O delicioso bieramissu, vale experimentar!

Católicos x Protestante, qual a mais bonita?

Em Delft, opções não faltam. Somente na área central são 3 igrejas, cada uma com sua importância arquitetônica, quanto religiosa. Em um dia, você consegue visitá-las, pois são bem próximas.

A Igreja católica romana de São José, foi construída pelo arquiteto Margry, discípulo de Petrus (Pierre) Josephus Hubertus Cuypers, responsável por 2 de grandes monumentos conhecidos mundialmente, o Rijksmuseum e a Estação Central, ambos em Amsterdam. O estilo da igreja é neogótico e desde 1982 é tombado como patrimônio nacional.

As paredes são decoradas com as figuras dos santos da historia holandesa e franciscana. Também são retratados profetas, apóstolos e doutores da igreja. Mas, o que impressiona é o tamanho da igreja, o silencio, mesmo estando no centro da cidade, e a beleza do altar principal.

O órgão musical é um franco romântico construído em 1893.

Entrada: gratuita – colabore com algum valor…uma moeda de 2 euros não te fará falta e você estará contribuindo para a manutenção e preservação do patrimônio e fazendo um turismo cultural de experiência única.

Igreja em Delft Viagem para Holanda
Igreja Católica Romana, Maria van Jesse, igreja de São José em Delft
Igreja em Delft Viagem para Holanda
Igreja de São José, Delft.
Igreja católica em Delft Viagem para Holanda turismo religioso
Detalhes do patrimônio preservado. Igreja Católica Romana de São José.

Igreja da Família Real?

Sim, eles possuem uma belíssima igreja no coração central da cidade, no Markt ou praça central. A Casa Real Holandesa, encontrou seu lugar de descanso final. Guilherme de Oranje, conhecido como o pai da pátria, pois libertou os holandeses das mãos dos espanhóis, seria enterrado em Breda, uma cidade universitária e o berço dos Nassaus. Temos um post do que ver e fazer em Breda!

Mas, como no período do falecimento de Guilherme, a cidade de Breda, ainda estava sob o domínio dos espanhóis, logo, ele foi enterrado em Delft com todo o glamour. A partir dessa honraria, todos os membros da família real se juntariam ao grande Guilherme de Oranje ou Willem van Orange como nós referimos em neerlandês.

A Igreja Nova ou Nieuwe Kerk é fechada aos domingos. Se quiser visitá-la, se programe e fique atenta!

Entrada: o ticket é um combo! Você visita a Nieuwe Kerk e a Oudekerk com um ingresso. O valor de hoje ( 2023) é de 8 euros. Quer subir os mais de 500 degraus e ter uma vista privilegiada? São mais 5,50 euros.

Te desejo força no joelho, mais a vista da cidade compensa o esforço.

Horário de funcionamento: de segunda à sábado das 10 as 17h

Importante: Não há acessibilidade para subir a torre, são 108.75 metros no step by step ( passo a passo).

 Viagem para Holanda turismo religioso
Igreja Nova, Delft
 Viagem para Holanda turismo religioso
Igreja Nova, Delft.
Igreja Nova Delft
Mausoléu de Willem van Oranje

Oude kerk ou Igreja Velha

A origem da igreja mais antiga de Delft remota aos tempos sombrios da Idade Média, por volta de 1050 já havia uma pequena igreja com uma torre de mais ou menos 20 metros de altura.

Por volta de 1246 quando o Conde Willem II concede os direitos de cidade à Delft, fica marcado o registro da Igreja Antiga ou Velha. Nos séculos seguintes a igreja cresceu e se transformou em uma imensa Basílica com estilo gótico. O que chama atenção é o colorido de seus vitrais na parte interior da basílica. O primeiro vitral foi colocado em 1406.

Em 1536 e 1654 duas grandes explosões ocorreram na cidade e todos os vitrais originais foram perdidos. Somente no século XX os vitrais foram recolocados e agora os seus 27 vitrais enfeitam e contam a história da Holanda e de personagens importantes.

Vermeer aqui? O ilustre pintor do barroco holandês esta descansando em paz na Oude kerk junto com Maarten Tromp, um dos heróis navais mais importantes da historia dos Países Baixos entre outras personalidades marcantes.

O órgão musical também chama a tenção por sua sonoridade e beleza. Há muitos concertos e eventos culturais dentro da Oude kerk. Se programe para aproveitar o combo e descobrir as surpresas das igrejas protestantes de Delft.

Horário de funcionamento: de segunda à sábado das 10 as 17h

Apesar, do grande número de visitantes, turismo religioso como nós conhecemos, que lida com a fé, não é o interesse dos visitantes. Eles estão em busca do conhecimento histórico cultural.

Igreja Velha em Delft
Vista do interior da Igreja Velha, Delft
Igreja velha Delft
Interior da Igreja Velha, Delft

Rotterdam, aí vou eu!

Se a primeira impressão é a que fica, como diz o ditado, esse belíssimo prédio foi construído entre 1449 e 1525 e é o único monumento gótico da cidade que remota a Idade Medieval de Rotterdam.

Curiosidade: antigamente as pessoas podiam comprar a sua cidadania, contribuindo com 3000 tijolos para a construção da torre da igreja.

A Laurenskerk é o símbolo da cidade para seus habitantes, pois foi o único prédio a permanecer de pé, após os ataques alemães, durante a segunda guerra mundial. Possui o maior órgão musical dos Países Baixos, o descreveria como impactante e majestoso. Muitos eventos acontecem na Laurenskerk, concertos, exposições. Sugiro dar uma olhada no site, antes de ir visitá-la. Clique aqui para checar!

turismo religioso na Holanda
Laurenskerk em Rotterdam
turismo religioso na Holanda
Interior da Laurenskerk em Rotterdam

Para terminar esse nosso passeio pelas belas catedrais holandesas (algumas delas), vamos até a cidade de Oudewater, uma dorp como nos referimos aqui, um vilarejo na tradução. Nesta linda cidadezinha encontrei 1 catedral bem diferente, o que impressiona é o cuidado, a preservação em manter a história viva, mesmo que a maioria da população não seja adepta as praticas religiosas.

Visitei a Igreja de São Francisco de Assis, Sint Franciscus Kerk. O arquiteto responsável é o Margry, o mesmo da igreja católica romana de São Jose, em Delft.

Foi construída entre 1881 e 1882, a torre possui 60 metros de altura e seu interior é quase todo pintado. Após passear, em um dia de sol quente, entrei na igreja para me refrescar, apreciar a arquitetura, agradecer! É deslumbrante ver os detalhes das antigas construções e fiz minha doação.

Viagem para Holanda turismo religioso
Igreja de São Francisco em Oudewater
Viagem para Holanda turismo religioso
Detalhes da igreja de São Francisco em Oudewater
Viagem para Holanda turismo religioso
Detalhes de dentro da Igreja de São Francisco de Assis em Oudewater

Espero que este conteúdo sirva de norte para que você descubra as relíquias e preciosidades das catedrais holandesas. São patrimônios super bem preservados e de uma arquitetura espetacular. Me conte qual prédio você ficou “tentado” a visitar?

 

 

 

Olá! Sou a Luciana, turismóloga e guia cultural nos Países Baixos. Encontre aqui, um conteúdo recheado de informações de qualidade que sirva de inspiração para realizar a viagem dos seus sonhos!
Seja muito bem vindo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *