Embora todo mundo sonha em conhecer os famosos campos de tulipas, há algumas flores bem típicas que começam a florescer em meados de Janeiro, Fevereiro e Março. A temporada das flores, começa no inverno gelado. A partir de Outubro, os bulbos das tulipas ( suas raízes) começam a ser plantadas, para as primeiras colheitas acontecerem em Janeiro. Dia 21 de Janeiro de 2023, é o dia conhecido como o Nationale Tulip Dag, ou o dia nacional da tulipa!
Na praça Dam em Amsterdam, acontece uma festança colorida e maços de tulipas são distribuídos para turistas e moradores locais.
O que é desconhecido de muita gente são outras florezinhas de um colorido maravilhoso que surgem em canteiros e jardins, atraindo os olhares curiosos e fotos para ficar registrado que estamos pertinho da primavera, a estação de um colorido extraordinário, pessoas voltando a sorrir e dias mais claros. A Holanda é outro país no período da primavera!
O complicado para tirar essas fotos, são um combo de contorcionismo e um abaixa e levanta. Parece exercício de academia, mas compensa pelo resultado final das imagens e o corpo agradece por alguns minutos de movimentos extras.
A Holanda (Países Baixos), é o maior exportador de flores do mundo. A cooperativa Royal Flora, administra mais de 4000 produtores de flores, trabalham junto com tecnologia e sustentabilidade e muitos projetos visando o futuro com ênfase na preocupação da floricultura mundial. Ah! uma curiosidade, todas as flores exibidas no Vaticano, durante a semana Santa, é doada pela cooperativa holandesa. Todos os arranjos são feitos por especialistas, floristas holandeses.
Vamos começar um tour por 4 tipos bem típicos de flores?
Krokus ( crocus )
Essas belezuras são plantados no outono e florescem em Fevereiro. Março é o auge, melhor período para apreciar esses pequenos açafrões, como são chamados. Os tubérculos são da família da Iris e possui mais de 90 espécies. A primeira vez que vi, fiquei hipnotizada, nunca havia visto um tapete de flores rasteiras tão lindos.
Há uma variedade de cores incríveis: lilás e suas variações, o branco e amarelo ( o mais difícil de encontrar). São mais fáceis de encontrá-los pelos parques e bosques. Vale a pena sair à caça para ver o tapete lilás sobre a grama verdinha.
Jacintos
Primavera à vista mesmo! Suas raízes são como as da tulipas, bulbos ( lembra um caroço de abacate). Estão por quase todos os canteiros. Tem um aroma super agradável e suas formas são delicadas. Vocês sempre irão ver os jacintos durante a primavera holandesa. Em muitas pontes as prefeituras das cidades, colocam vasos com jacintos coloridos para enfeitar. E, nós adoramos registrar esses momentos. Eternizá-los!
Narcisos
O nome é originário da mitologia grega, representa a vaidade e o egoísmo, gostam da temperatura baixa, neste ponto estão em casa. Os canteiros das praças e parques ficam vibrante com a tonalidade do amarelo forte dos narcisos. Não é preciso plantá-los todo ano, eles se multiplicam sozinhos. Os holandeses amam fazer poses pelos canteiros de narcisos.
Tulipas à vista!
Apesar desta linda e delicada flor ser um ícone do país, a flor é originaria da Turquia. Mas, a temporada de plantar as tulipas, começa em Outubro.
Você sabe como as tulipas vieram parar aqui? Vou contar um breve fato histórico ( já contei no vídeo sobre as curiosidades dos Países Baixos no Youtube, clica aqui pra assistir depois!)
Século XVII : Um professor da universidade de Leiden, o senhor Carolo Clusius, estava na Áustria para visitar o jardim de um importante imperador, e se deparou com uma flor rara e até então desconhecida por ele se destacando entre outras espécies, devido ao seu colorido exótico e características bem definidas.
Apaixonou-se pela tulipa e ganhou de presente alguns bulbos para plantar e trouxe consigo de volta para a Holanda.
Plantou a delicada flor no jardim da universidade, para observar como a planta reagia com um solo diferente ao qual ele conheceu na Áustria.
Assim que as primeiras tulipas floresceram, trouxeram um colorido absurdo de lindo, as pessoas começaram a invadir os jardins da universidade para “pegar” tulipas com a finalidade de comercializar. Até aí, um fato curiosos chamou atenção. Havia uma tulipa diferente das outras, ela era branca e vermelha, bem diferente das coloridas.
Nasceu neste período, o “boom das tulipas”, foi uma loucura, famílias hipotecavam e vendiam suas casas para comprar e comercializar essa tulipa branca e vermelha e as demais, mas como poderiam saber qual era o bulbo (raiz) que se originaria essa tulipa exótica? A resposta chegou alguns anos depois, após muitos estudos, a conclusão era que essa tulipa exótica com 2 cores, era uma tulipa doente, tinha uma espécie de vírus, uma mutação genética.
Logo, mesmo com a descoberta, essa febre da comercialização das tulipas, originou a primeira bolsa de valores do mundo, a bolsa de valores de Amsterdam, tamanho o corre corre para vender tulipas e até hoje a Holanda é o maior produtor e exportador de tulipas no mundo.
Agora, que você conhece essas 4 flores típicas da primavera holandesa, da próxima vez que estiver por aqui neste período do ano, não deixe de registrá-las. Isso porque não me referi ao perfume das flores, a maciez das pétalas e o brilho intenso que alegra os jardins, pontes e parques e reflete nos sorrisos das pessoas em suas fotografias!
Viajar no período da primavera pela Holanda, é simplesmente viajar por uma estação de um colorido deslumbrante. mas, não é em toda temporada que o país está florido. Este ano ( 2023) com o frio intenso do inverno, as tulipas não se desenvolveram tão bem em relação ao ano anterior. E, isso é normal, pois as flores dependem da natureza.
Mas, mesmo assim estar aqui é realizar um sonho. Então, se planeje e faça a viagem dos seus sonhos acontecer.
Faça uma boa Viagem para Holanda, navegue pelo blog e descubra novas cidades para aproveitar e ter o máximo de experiências e voltar com a mala repleta de saudades!
Ah! Quer saber mais sobre o parque nacional das tulipas? Veja o artigo sobre Keukenhof!
Recomendo outros artigos que estarão relacionados abaixo, leia com calma e compartilhe com quem ama a Holanda também!
Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários que irei responder.