Continue lendo...
Rotterdam: a cidade moderna da Holanda
0
Cidades Holandesas, Comida e Bebida, Turismo

Rotterdam: a cidade moderna da Holanda

Rotterdam

Rotterdam, a cidade reconstruída em poucas décadas é sinônimo de modernidade e agitação cultural fervescente. Com seus incríveis arranha-céus com uma arquitetura impar é fruto de um povo trabalhador e acolhedor.

Populosa com diversas etnias, Rotterdam é um misto de megalópole dentro da típica e tranquila Holanda, respira arte pelos muros, em suas incontáveis galerias de arte, seus belíssimos museus, esculturas à céu aberto e possui um lindo e gigante mercado gastronômico acessível a todos.

No final deste post, você encontrará um vídeo com muitas informações históricas sobre Rotterdam, sugiro que assista para entender a importância comercial desta cidade portuária, que até 2004 possuía o título de maior porto do mundo.

Hoje em dia, continua sendo o maior porto europeu.

Rotterdam
Rotterdam, e seus pequenos portos no centro da cidade

Mas, o que eu irei encontrar por lá? O que ver em Rotterdam?

Vou listar alguns lugares como sugestões para você conhecer em 1 dia, ok?

Bônus: conselho muito bom, se estiver com a previsão de tempo com sol: acorde cedo, pegue o ônibus ( sai da estação central de Rotterdam) e vá para Kinderdijk apreciar o conjunto de moinhos de vento, patrimônio da humanidade. É bem turismo mesmo, com muita gente, é muito lindo e será um inesquecível passeio.

Agora, se estiver somente pela cidade, eu iria em 4 locais. (sugestões pessoais, mais pensando no custo x benefício do dia de passeio)

Lembre-se, Rotterdam é uma cidade imensa, não é como Delft tudo pertinho e compacto.

1- Casas Cubo, primeira parada

Desça na estação Blaak, bem a frente das Casas Cubos.

Sem dúvida as famosas casas cubos ( kubuswoningen) é um dos locais mais icônicos de Rotterdam. Você pode visitar uma das casas que é um museu, o valor é simbólico ( menos que cinco euros).

É bem divertido e interessante conhecer essa arquitetura do criador Piet Blom de 100 metros quadrados, em um conjunto residencial de 39 cubos amarelos. 

Atrás das casas cubos, você poderá conhecer um dos portos mais antigos de Rotterdam, o Oudhaven ( velho porto). Um local super agradável com restaurantes e ótimo pra descansar ,ver barcos antigos e as gaivotas branquinhas.

Rotterdam
Casas Cubo e o famoso prédio lápis do mesmo arquiteto, Piet Blom

 

Curiosidade: As casas cubos amarelas na verdade são cópias, ou melhor, foi um projeto do arquiteto Piet Blom, as casas originais foram construídas na década de 1970 na cidade de Helmond e são todas marrons.

Estive por lá, passeando e fui conferir se eram iguais mesmo, e, pasmem são idênticas.

 

Viagem para Holanda casas cubos de Helmond
As primeiras casas cubos do arquiteto holandês Piet Blom

2- Markthal, o mercadão moderno em Rotterdam

Inaugurado em 2014 é um prédio residencial e comercial. Os apartamentos custam a partir de 500 mil euros.

Você irá encontrar também comidinhas de todos os 5 continentes, basta escolhe e saborear, afinal os valores são bem mais acessíveis em relação ao preço dos apartamentos!

A grande atração é sem dúvida, o teto leguminoso e frutífero em forma de obra de arte digital.

São mais de 11 mil metros quadrados de arte, criação dos artistas Arno Coen e Iris Roskam. É o teto mais fotografado da Holanda.

Escolha um ótimo ângulo e tenha fotos lindas de recordação.

O teto foi apelidado carinhosamente como a Capela Sistina da Holanda, devido ao tamanho e a beleza do colorido, mas os próprios holandeses brincam com essa referência, mas não levam a sério. Afinal, é arte!

Sugestões: aproveite e experimente as iguarias exóticas. Tudo é novidade e um momento único neste passeio.

Rotterdam
A capela sistina de Rotterdam, apelido da maior obra de arte digital do país.

3- Laurenskerk, depois de comer, Rezar!

Um belíssimo monumento a poucos passos do mercadão. É o edifício mais antigo de Rotterdam, construído entre 1449-1525. 

Foi a única estrutura que resistiu do período de 1940 ( saiba mais detalhes e conheça por dentro no vídeo do nosso canal). De estilo gótico, considerada uma basílica durante o cristianismo, se tornou protestante com a chegada da reforma na Holanda.

Curiosidades:  a igreja possui o órgão musical mais antigo do país, é gigante e lindíssimo.

  • A entrada não é gratuita e aos domingos é fechada ao turismo. Abre apenas para os locais.
Rotterdam
Laurenskerk

4- Depot Boijmans

Recém inaugurado, esse prédio foi o evento de 2021, com a presença do Rei Willem Alexander. Um depósito onde se guarda mais de 151.000 objetos de arte do país todo e também colabora com alguns museus da Bélgica.

Nele, como o próprio nome diz, é um depósito. Podemos acompanhar as restaurações acontecendo em tempo real, visitar as imensas salas onde estão grandes obras de arte, sempre com o acompanhamento dos profissionais do museu.

Rotterdam
Depot Boijmans, Rotterdam. Nova atração turística da cidade.

Todo tecnológico e sustentável, o prédio convexo com formato de tigela, apelido carinhoso que os holandeses inventaram, mais foi confirmado pelos arquitetos que realmente usaram de uma tigela de apenas 3 euros como fonte de inspiração.

No terraço com vista 360 graus da cidade, há um belo e agradável restaurante/café.

Após as 17 h a entrada para o restaurante e o terraço são gratuitos.

  • Das 10 as 17h é o horário de funcionamento do museu e a entrada custa 17 euros ( valores em 2021). É uma visita rápida, em média de 1 hora você já percorreu os 6 andares!

Por dentro do Depósito

É um lugar diferente de todos os museus holandeses, afinal é um depósito de obras de artes.

Profissionais super competentes trabalham para reparar, conservar, fazem pequenas reparações e tudo isso diante dos nossos olhos. Foi incrível poder passear pelos corredores e conhecer a tecnologia empregada para colaborar com todo este processo. Para quem estuda arte como eu, é um luxo ter acesso a isso, mesmo atrás de uma janela de vidro. 

Fiquei um pouco mais de 1 hora dentro do museu/depósito, pois foi suficiente pra mim. O restaurante estava cheio e preferi ir comer no Markthal.

Por dentro do museu Depot Boijmans em Rotterdam
Depot Boijmans em Rotterdam
Escultura de Degas em uma das vitrines de exposição do Depot Boijmans

Rotterdam possui muito mais atrações, mas com apenas 1 dia ficamos muito limitados, até porque gostamos de aproveitar sem ficar olhando e calculando as horas.

Espero que essas sugestões possam te servir de guia e contribuir para passar agradáveis horas e ter excelentes memórias da linda Rotterdam.

  • Ah! Mais não esqueça de levar sempre um casaco impermeável ou capa de chuva, esses itens são seus melhores amigos pelas andanças na terra dos moinhos de ventos e excelentes navegadores!

Curtiu essas sugestões? Já esteve em Rotterdam? Espero que este post possa te ajudar em sua viagem para Holanda.

 

Leia mais:

Conheça nossas redes sociais:

 

Conheça Rotterdam no conforto da sua casa

 

 

Olá! Sou a Luciana, turismóloga e guia cultural nos Países Baixos. Encontre aqui, um conteúdo recheado de informações de qualidade que sirva de inspiração para realizar a viagem dos seus sonhos!
Seja muito bem vindo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *