Continue lendo...
Palácio Real em Amsterdam
0
Passeio Cultural, Patrimônio Histórico

Palácio Real em Amsterdam

4 Séculos como Palácio Urbano! Vai pra Amsterdam? Não deixe de fora este belo Palácio Real do século XVII. A poucos passos da estação central este magnífico prédio representa a história de Amsterdam e a força da cidade mais rica do mundo. O Palácio Real em Amsterdam é considerado uma das obras-primas absolutas do barroco holandês e seu arquiteto Jacob van Campen, foi o responsável por esta realização.

Jacob van Campen também foi o arquiteto da casa de Maurício de Nassau, conhecido como o museu Mauritshuis (em Haia, ou The Hague) que você deve já ter ouvido ou visitado.

Aliás, se não foi, por favor inclua essa visita e confira a beleza da arquitetura da casa para os padrões da época e aprecie as mais importantes pinturas do século XV, XVI e XVII ao lado do parlamento holandês.

Bem, voltando ao Palácio Real, foi construído para ser a Prefeitura de Amsterdam por volta de 1648, o edifício é um dos mais importantes monumentos do Século de Ouro Holandês.

A gigantesca prefeitura, construída com 13.659 postes (ou pilares) de madeira pregados no chão para fortalecê-lo, era o símbolo da independência e poder da Holanda, no auge do sucesso político e comercial.

 

Prefeitura na praça Dam em 1668 por Gerrit Berckheyde, atual Palácio Real em Amsterdam
Pintura de Gerrit Berckheyde de 1668, a Prefeitura na praça Dam em Amsterdam.

 

Palácio Real em Amsterdam
Magnífico Palácio Real em Amsterdam

 

Palácio Real em Amsterdam?

Tornou-se um Palácio Real em 1808, assim que Napoleão Bonaparte conquistou a Holanda e nomeou seu irmão mais novo Luís Napoleão como Rei.

Conseguem acreditar que o primeiro Rei holandês, foi um francês?

Logo, em 1813, com a derrota de Napoleão, o Palácio tornou o lar da família real holandesa, mas desde 1981 o prédio é utilizado para as recepções oficiais.

Durante a construção do edifício, as pessoas o apelidaram como a Oitava Maravilha do Mundo, devido suas escalas grandiosas e por ser a futura sede do poder e da riqueza da cidade de Amsterdam. 

 

Palácio Real na Holanda
Piso de mármore e detalhes ricos da arquitetura do século XVII

 

Por dentro do Palácio Real em Amsterdam

Após  subir a grande escada de acesso, entre no gigantesco Salão Cívico, com 60 metros de largura, 120 metros de comprimento e 25 metros de altura, completamente coberto de mármore branco.

Sua estrutura simboliza um universo em miniatura. Representa a Glória de Amsterdam.

Acima do portal de entrada, há uma estátua representando a cidade de Amsterdam, olhando para baixo, ou seja, tem o mundo a seus pés. À esquerda está a Força, com a pele de um leão na cabeça, e à direita, a Sabedoria, com as insígnias de Minerva, deusa da sabedoria.

Tudo é grandioso e de uma riqueza nos detalhes.

Salão Principal do Palácio Real, local das cerimônias e eventos importantes da monarquia holandesa.

O salão foi projetado com inspiração em salas romanas, cujo o foco era ser um centro de encontro e as salas ao redor possuíam acesso aos gabinetes oficiais, que foram modificados quando Luís Bonaparte, passou a usar como sua residência oficial.

Portanto, ao passar pelo salão principal, o áudio guia irá nos levar para as salas da galeria e contando com detalhes as histórias e momentos marcantes que aconteceram neste prédio.

Se vier no período do inverno, haverá mais turistas, logo, uma mini fila se forma para poder chegar até a entrada de algumas salas ou quartos, mas é tudo bem rápido.

Alguns quartos, só podemos ver pela porta, há proteção. O quarto do Rei Holandês Willem Alexander ainda é utilizado pelo próprio, se necessário.

 

Sala dedicada ao Rei Willem II e sua esposa a rainha consorte Anna Pavlovna. Os móveis de estilo imperial e as obras de arte na parede, eram do Palácio de Soestdijk

O Palácio dos Oranges em Amsterdam

É tradição e marco dos principais acontecimentos da monarquia, como bodas e abdicações, banquetes e cerimônias, acontecerem neste edifício.

A visita é direcionada à 21 salas, portanto reserve entre 1 ou 2 horas para conhecer com calma todos os ambientes. Há áudio tour nos idiomas, inglês, holandês, alemão, francês, espanhol, chinês e japonês.

 

Curiosidades do Palácio Real em Amsterdam

  • Em 1768, o governo municipal de Amsterdam, fez um baile para mais de mil convidados e o salão principal foi iluminado por mais de 7000 lamparinas. O baile de gala com os trajes mais belos foram registrados na pintura de Reinier Vinkeles.

 

  • Em 1891, a rainha regente Emma, recebeu o Guilhermo II da Alemanha, e durante vários dias de sua estadia, o idioma oficial falado no Palácio foi o alemão.

 

  • Em 11 de Março de 1999, a rainha Beatrix e Nelson Mandela, saudaram o público durante a visita de do presidente sul africano ao Países Baixos.

 

  • Em 30 de Abril de 2013, a rainha Beatrix, abdicou seu reinado e seu filho é agora o Rei dos Países Baixos.

 

  • Em 2 de Fevereiro de 2002, Máxima e Willem se casam e aparecem na sacada do Palácio Real para saudar o público.

 

Os Aposentos Reais

Não só a arquitetura, mais a decoração interior é impressionante. Isso refletia a posição de Amsterdam, afinal era a cidade majestosa, rica culturalmente.

 

Os quartos reais do Palácio Real em Amsterdam, luxo e requinte.

 

Os apartamentos reais são impressionantes. Objetos e obras de Arte fazem parte do acervo. No período entre 1960-1966 e 2005-2009 houveram grandes restaurações para adaptar o edifício à vida moderna.

O mobiliário estilo Império foi restaurado de tal maneira que se pode utilizar durante os diferentes eventos realizados por lá.

 

Objetos decorativos no Palácio Real em Amsterdam.

 

A rainha holandesa Wilhelmina, filha do rei Willem III e da rainha consorte Emma, foi a monarca holandesa que mais utilizou este Palácio. Em 1898 celebrou seus 18 anos aqui e foi retratada com o manto especial para a ocasião.

Seu quarto e sala de recepção é de uma beleza condizente a uma rainha. Ela passava os meses de inverno no Palácio. Adorava levar uma vida normal em Amsterdam. Passeava pelos museus da cidade.

Há pinturas de Wilhelmina no Palácio, são incríveis.

Os aposentos eram quartos para receber os chefes de estados em suas visitas oficiais. Um dos mais ilustres foi Sir Winston Churchill em 1946 e ficou hospedado no Palácio por uma semana.

Finalmente, minha sugestão é: venha com tempo para admirar e escutar as histórias mais interessantes deste Palácio. Tudo é muito bem organizado e seguro.

Não traga bolsa muito grande, pois será um incomodo para você carregar. Tenha sempre moedas de € 1 ou € 0,50 para guardar seus pertences ( serve para qualquer museu, palácios ou castelos).  Há disponível local para pendurar seu casaco.

 

Como visitar o Palácio?

O edifício é propriedade do estado e está aberto à visitações desde 1979.

Com datas e horários pré agendados no site oficial:   https://www.paleisamsterdam.nl/

Para ilustrar um pouco mais da minha visita real, fiz um vídeo todo lindo à altura da beleza e as salas deslumbrantes que vi, ressaltando mais dados históricos com legendas. Vale conferir abaixo:

 

Veja o tour pelo Palácio Real Holandês e mais histórias!

 

Espero que este artigo tenha despertado sua curiosidade e vontade de acrescentar esse Palácio em seu roteiro de viagem. Sempre lembrando que uma viagem para Holanda, requer um ótimo planejamento, assim você desfruta com tempo e evita certos perrengues.

Por todo o Blog e nas redes sociais do Viagem para Holanda, há conteúdos complementares, então se inscreva no canal do Youtube e assista vídeos repletos de histórias e fatos curiosos. 

Nosso foco aqui, é a Holanda com arte, cultura e muitas curiosidades! Meu abraço carinhoso, Luciana.

 

Sugestões de leitura:

 

 

 

 

Viagem Para Holanda nas redes sociais!

Instagram

Youtube

Facebook

 

 

 

 

 

 

 

 

Olá! Sou a Luciana, turismóloga e guia cultural nos Países Baixos. Encontre aqui, um conteúdo recheado de informações de qualidade que sirva de inspiração para realizar a viagem dos seus sonhos!
Seja muito bem vindo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *