Continue lendo...
Motivos para Visitar os Museus Holandeses
0
Museus

Motivos para Visitar os Museus Holandeses

Alguns motivos para visitar os museus holandeses: as sinfonias duram entre 40 e 50 minutos. Os shows 3 ou 4 horas. Um filme 2 horas, mas o museu…

Aah! você decide quanto tempo gastar com a Arte.

Sendo mais específica, a Arte Holandesa. Com o valor de um ingresso, você poderá mergulhar na história e detalhes de cada tela e levará pra sempre na memória.

Os museus significam uma experiência diferente para cada pessoa. É o mesmo local, mas com diferentes perspectivas e significados.

Atravessar um oceano com destino ao continente europeu, é quase certeza que os museus estarão de alguma maneira entre as atrações turísticas para visitar, portanto se você utilizar certas estratégias, conseguirá aproveitar e ter uma experiência ultra, mega enriquecedora.

Sabemos que a visita  depende de uma série de fatores como, disponibilidade, acessibilidade, gosto pessoal, orçamento entre outros que você talvez já terá definido em seu roteiro.

Mas, gostaria de contribuir com alguns motivos e estratégias para que sua visita se torne espetacular. Que você possa ter uma reflexão mais aprimorada e sair do museu com vontade de quero mais. Vamos lá?

 

 4 Motivos para visitar os museus holandeses 

 1 – Escolher o que ver e ver de pertinho!

É o ponto fundamental no poder de decisão, faça a sua lista com as pinturas que deseja ver, mas se você tiver sorte, poderá ser presenteada com grandes exposições.

Aconteceu entre fevereiro e setembro de 2020, a exposição: O Barroco em Roma, no Rijksmuseum ( Museu Nacional em Amsterdam) com obras-primas de Caravaggio e Bernini.

Imagina você se programar para prestigiar as obras clássicas do museu e poder ter o privilégio de apreciar  essas obras-primas sem ter que ir à Itália, ou fazer um tour pelo mundo para ver as pinturas todas reunidas.

Foi um presentão e uma oportunidade inesquecível.

Sem citar os grandes nomes da Arte Holandesa, como Vincent van Gogh, Johannes Vermeer e Rembrandt que possuem pinturas sempre entre os Top 10 mundiais. As mais famosas estão aqui na Holanda. Um motivo extra!

Poder apreciar as obras de perto, muda nossa percepção, é possível ver as texturas, as pinceladas, o brilho e as cores originais.

O tamanho da obra poderá ser uma surpresa. Ou grande demais ou muito pequena.

Motivos para Visitar os Museus Holandeses
Sala do Museu Mauritshuis em Haia

 

4 Motivos para Visitar os Museus Holandeses
Obras de Mondriaan em Haia

 

2 – Conhecer novas obras! 

É fantástico ser surpreendida com novas obras.

Andando pelo museu, você terá contato com pinturas que nunca pesquisou ou que ainda não conhece.

Será atraído pela estética e novas obras para admirar. Surpresas são sempre boas, neste quesito! Sair do trajeto indicado pelo museu, pode ser uma ótima experiência para ter contato com pinturas fascinantes e desconhecidas.

 

3- Conhecer Artistas Locais

É muito comum ter exposições de artistas locais.

Nos grandes museus holandeses há uma infinidade de artistas desconhecidos do grande público.

Nas redes sociais do Viagem para Holanda, muitas pessoas ficaram surpresas quando apresentei Frans Hals ou Rachel Ruysch.

Realmente, são muitos nomes, portanto essa possibilidade de se conectar com o novo gera um grande valor à sua visita. Novas descobertas, novas paixões!

4 Motivos para Visitar os Museus Holandeses
Issac Massa e Beatrix van der Laen, 1622. Obra de Frans Hals.

 

4- Conexão

Qual a conexão entre você e a obra, qual o fascínio a pintura gerou em você?

Se deixe absorver pela experiência. Interage. São os pequenos momentos parados diante da obra que transformam a nossa visita no museu.

Observar as telas de Van Gogh, sem pressa. Admirá-las.

É uma oportunidade ímpar. Um dia no museu do Van Gogh é pouco diante de tanta beleza, aproveite.

 

Algumas dicas preciosas e sugestões estratégias para te inspirar

  • Ande devagar, com calma, mas mantenha caminhando.

O ritmo dos passos devem ser diferentes do dia-a-dia.

Quando você anda normalmente, suas pernas estão em um constante ritmo. Olhando para a Arte, contemplando, são várias paradas e recomeços.

A verdade sobre o porque nos sentimos exaustos não é puramente físico.

A beleza, alegria, emoção e a surpresa que a Arte te oferece pode exercer nos seus olhos e cérebro uma overdose de sensações, e você quer ver tudo o que está lá.

Por isso, não recomendo visitar o Rijksmuseum e Van Gogh Museum no mesmo dia. Você se sentirá cansada.

 

  • Não tente querer absorver tudo na primeira vez.

Faça escolhas, priorize qual tela quer ver primeiro, assim, mesmo que você fique mais tempo em frente a obra, absorverá mais informações e detalhes importantes.

 

  • Páre e beba água. 

Para evitar a fadiga emocional diante de tanta e rara beleza, sente, descanse um pouco. Mantenha-se hidratado.

Os museus holandeses oferecem espaços maravilhosos para um café, comidinhas rápidas. A Arte nos proporciona super estímulos, então é necessário uma pausa. 

Após 1 dia em um museu especial que você planejou com meses ou anos de antecedência, se cuide e tenha seu tempo para se recuperar. 

Passar pelos principais museus holandeses somente para registrar o local, mostrar aos amigos ou fazer check in nas redes sociais é um tremendo desperdício de tempo e dinheiro.

Saiba apreciar a Arte mesmo que você não tenha a mínima ideia da concepção ou da ideia por trás da criação, opte sempre por pegar um áudio guia quando adquirir seu ticket, ou se puder pague um guia, eles oferecem explicações valiosas.

  • A Arte é pra ser entendida com o coração e pode ser registrada com a sensibilidade de suas lentes e flashes. 
4 Motivos para Visitar os Museus Holandeses
imagem de arquivo pessoal. Rijksmuseum em Amsterdam

 

Faça tudo no seu tempo e de acordo com os seus interesses. O importante é saber apreciar e incluir em seu roteiro as suas vontades e desejos.

Espero que o blog do Viagem para Holanda, possa contribuir com sugestões relevantes e bons motivos para você visitar os museus holandeses com bastante informações culturais e que você possa descobrir lugares fascinantes do país dos moinhos de ventos para acrescentar em sua viagem!

Seja muito bem vindo,

Um abraço, Luciana

 

 

Conheça o museu em Dordrecht, ótima opção de passeio cultural!

 

 

Viagem para Holanda nas redes sociais, saiba mais em:

 

Leia também:

Olá! Sou a Luciana, turismóloga e guia cultural nos Países Baixos. Encontre aqui, um conteúdo recheado de informações de qualidade que sirva de inspiração para realizar a viagem dos seus sonhos!
Seja muito bem vindo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *