Continue lendo...
Fatos interessantes sobre o Rijksmuseum
0
Arte, Museus, Patrimônio Histórico

Fatos interessantes sobre o Rijksmuseum

O Rijksmuseum em Amsterdã, é o museu nacional holandês.

Considerado o Museu Top Europeu em maio de 2015 devido a sua nova estrutura interna mais ampla, novo layout e acesso a informação com mais de 6 idiomas disponíveis em seus mapas e áudio guia, após 10 anos de restauração ( 2003-2013).

Possui uma enorme coleção, mundialmente famosa apresentada em 80 galerias, exibindo 8.000 objetos que contam a história de 800 anos de arte e história holandesa.

Esta coleção se concentra, principalmente, nas pinturas holandesas dos séculos XVI e XVII.

O museu tem muito a mostrar, graças especialmente à extrema genialidade dos grandes pintores nativos, Frans Hals, Johannes Vermeer, Jacob Isaacksz van Ruisdael, Jan Steen e Rembrandt.

Obras como a Leiteira, de Johannes Vermeer,  e o autorretrato de Van Gogh são um dos destaque do museu. 

museu

 

Um pouquinho da História do Museu

O objetivo para a construção do Rijksmuseum, aconteceu quando um grupo de amsterdammers ( residentes de Amsterdã) em 1862, se reuniram e decidiram criar o Museu Willem I.

A intenção era ter um local para acomodar o patrimônio cultural holandês que estava guardado em outro local.

Os nativos queriam homenagear seu rei que esteve a frente do reino e se empenhou de cuidar e recuperar parte da arte holandesa que havia sido roubada pela França no século XVIII.

Um dos requisitos impostos pelo município de Amsterdam, era que a construção não fosse superior a 1 milhão de florins. Mas o valor total chegou à 2,7 milhões de florins.

Realizaram um concurso com 4 arquitetos convidados, Pierre Cuypers venceu a competição e, em 12 de Julho de 1876 recebe a ordem para a construção, concedida por decreto real.

 

 

Números do Acervo do museu

  • O arquivo total inclui 1 milhão de objetos, dos anos 1200 à 2000.

Você pode acessar online o site do museu e viajar por 711.733 obras de arte.

  • Cerca de 30 galerias são dedicadas à glória da Idade de Ouro, no século XVII, quando a jovem república mercantil liderou o mundo no comércio, na ciência, na navegação e nas artes.

Muitos objetos da história holandesa como pinturas, gravuras, desenhos, fotografias, prataria, porcelanas, móveis, joias, roupas servem de estudo e estão expostos.

Imagem pixabay. A Leiteira de Johannes Vermeer.

 

O prédio do museu

O edifício em si é uma importante obra de arte, projetada no estilo gótico e renascentista por Pierre Cuypers, que também projetou a Estação Ferroviária Central de aparência semelhante, ambas concluídas na década de 80 do ano de 1800.

A fachada de terracota vermelha é adornada com muitas estátuas, faixas decorativas, relevos e placas de cerâmica, usando uma mistura de estilos medievais e do século XIX. 

 

Com quantos tijolinhos se faz um museu holandês?

  • O prédio foi feito em sua grande parte de tijolos, material usado na construção holandesa. O teto é muito alto, mais o edifício em si é leve, devido aos materiais usados na época. São mais de 8000 estacas de fundação de madeira, e mais de 8.400.00 tijolos.

São 4 andares de raridades e valores culturais imensuráveis.

 

Quanto custou a restauração do museu?

Os custos para a renovação do Museu chegaram à 375 milhões de euros. Empresas Holandesas como a Philips, o Banco ING, BankGiro Loterij foram alguns dos principais patrocinadores desta restauração. 

Após a abertura em 2013, o museu recebeu 2,7 milhões de visitantes em 12 meses.

Um número 30% superior que antes da renovação.

Hall de entrada. Abaixo ( ao fundo) a lojinha com inúmeros souvenirs e livros. Acima, espaço para um café e repor as energias. Imagem pixabay.

 

O Museu

Oficialmente inaugurado em 13 de Julho de 1885.

Possui atualmente toda a infraestrutura e acessibilidade. Os ingressos são vendidos pelo site 

  • De acordo com as informações do museu, sua visita pode ser realizada em 90 minutos ou seja 1 hora e meia.

Eu como apaixonada por Arte, sugiro você reservar algumas horas extras para desfrutar e poder absorver todas as belezas expostas.

  • Os guias do museu, sugerem iniciar sua visita pelo segundo andar, onde está a galeria de honra ( Gallery of Honour).

Por lá, você encontra Rembrandt com sua obra prima, Ronda Noturna (Night Watch) e a Leiteira (The Milkmaid) de Vermeer.

Pegue seu mapa e áudio guia e tenha a melhor experiência durante o seu passeio.

A vida cultural holandesa é ricamente ampla. Durante o século XVII milhares de obras de arte foram criadas. O museu nacional holandês é a casa das maiores obras de arte da Holanda. Aproveite!

 

Essas são algumas informações importantes sobre o maior museu holandês, dados relevantes e curiosos sobre a construção que poucas pessoas pesquisam. Espero ter contribuído!

Navegue pelo blog e encontre artigos do seu interesse. Viagem com boas informações e dicas culturais sobre os Países Baixos.

Dúvidas ou sugestões, escreva pra mim! Você pode usar os comentários ou utilizar o formulário de contato.

 

Sugiro também a leitura: Motivos para visitar os museus holandeses

 

Saiba um pouco dos hábitos e costumes dos holandeses

* Todas as imagens, exceto, as citadas são de arquivo pessoal. Proíbida a reprodução.

 

 

Viagem para Holanda em nossas redes sociais

 

 

 

 

 

Olá! Sou a Luciana, turismóloga e guia cultural nos Países Baixos. Encontre aqui, um conteúdo recheado de informações de qualidade que sirva de inspiração para realizar a viagem dos seus sonhos!
Seja muito bem vindo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *