Fazer o próprio roteiro, é um assunto que tira o sono de muita gente, mas é bem mais simples que você imagina. E para te ajudar, listei 5 dicas para você fazer o seu próprio roteiro! Vem comigo para simplificar a sua viagem.
Primeiro, gostaria de comentar a diferença entre um roteiro versus um planejamento de viagem.
São assuntos distintos, mas complementares.
- O roteiro: é o seu dia a dia de viagem, tudo que você escolheu visitar! Você pode e deve fazer por países e cidades! Assim, fica muito mais leve a sua viagem, você saberá o que vai ver no dia específico. Lembrando, que o roteiro pode ser alterado a qualquer momento, não se prenda e não copie roteiro de ninguém, pois cada pessoa possui um interesse diferente. Aqui no Blog, há artigos com ótimas sugestões de lugares e o que ver, veja o que faz sentido para você e acrescente no seu roteiro de viagem.
- O planejamento: envolve tudo para uma viagem acontecer, como por exemplo, os documentos, as reservas, a data da sua viagem e retorno, orçamento, é realmente a viagem toda, item por item. Até a escolha da mala de viagem é um item importante e merece total atenção no momento que estará elaborando toda a sua viagem para Holanda.
Quais os documentos eu preciso para entrar na Holanda?
Encontre esse artigo atualizado com os documentos que você precisa, pode clicar aqui!
Hoje o tema é sobre dicas para criar o seu próprio roteiro, o planejamento é algo mais abrangente que requer mais atenção.
Sempre recebo perguntas de como elaborar um roteiro simples, mas que funcione.
Com experiência de alguns anos de viagens e ajudando amigos e clientes, preparei 5 dicas para você fazer seu próprio roteiro, lembrando que dou ênfase na viagem com qualidade.
- Visitar 8 países em 20 dias não será a melhor viagem da sua vida, pode apostar. A não ser se tiver 20 anos e for um estilo de viagem mochilão. O que não é o foco aqui.
Então, papel e caneta pra anotar, e boa leitura!
5 Dicas para você fazer o seu próprio roteiro
1- Não queira ver tudo em uma única viagem!
Viajar não é como fazer uma maratona. A não ser que seu objetivo seja este. Correr nos aeroportos para não perder as conexões.
- A cada ano mais pessoas viajam, isso significa um aumento significativo nos aeroportos e muitos deles não estão preparados, mesmo com toda a infra estrutura e tecnologia que eles possuem. O fato é que esse sobe e desce de avião, é perda de tempo, gasto de dinheiro e não contribui com o meio ambiente.
Um dos grandes prazeres de viajar é conhecer o local para qual você sonhou e se planejou. Você fez planos há anos ou meses e então no momento mais importante, irá passar apenas pelas cidades, ir aos pontos turísticos e tirar fotos.
Sinto te informar, isto não é viagem de qualidade!
Escolha os locais que deseja visitar, 10 atrações em 1 único dia será produtivo?
Isso que não mencionei as condições climáticas. Leve em consideração.
2- Desfrutar de cada momento
Seja um gostoso café da manhã, um lanche em um local agradável. São os pequenos detalhes que fazem a diferença e não é perda de tempo.
Em uma viagem para qualquer destino, experimente e aproveite a culinária local.
Descanse, e siga para a próxima visita.
Sério, não a nada mais gostoso que tirar alguns minutos extras ou mesmo sentar em um café, rever suas fotos, ver a vida como ela é das pessoas locais.
Serão memórias inesquecíveis.
Visitar uma biblioteca ou livraria sem ficar olhando no relógio para não perder o horário do passeio de barco é algo valioso!
Você pode encontrar livros raros ou descobrir histórias que se você não tivesse esse tempo, passaria batido!
Até porque pode estar chovendo e nada mais gostoso que estar em algum lugar aquecido! Só uma curiosidade, chove muito na Holanda. São mais de 180 dias no ano só de chuva.
3- Escolha a estadia próxima das principais atrações que você quer visitar
Parece óbvio, assim evitamos perda de tempo com grandes deslocamentos e poderá fazer tudo a pé.
É divertido se perder pelas ruas charmosas das pequenas cidades da Holanda e Europa e descobrir novos atrativos.
- Se não puder ficar em um local mais acessível, calcule o valor dos deslocamentos e o tempo que irá gastar, às vezes, no final das contas não vale a pena ficar muito afastado.
Transporte público é um tópico no orçamento para a Holanda que precisa ser avaliado.
No artigo, que escrevi “tudo que você precisa saber antes de viajar pra cá” deixei o nome e imagens do aplicativo que todos nós usamos e você já pode ter uma prévia de quanto irá custar ( faça algumas simulações).
Texto abaixo, pra você conferir, pode ser útil.
Não se trata de hospedagem luxuosa, planejamento é para se organizar.
- Procure hotéis melhores localizados e adequado ao seu orçamento. Há para todos os gostos e bolsos.
Para escolher a hospedagem é preciso fazer conta, afinal os valores não são os mesmos. Em cada temporada e para cada um será diferente.
Programar com antecedência garante melhores preços.
4- Organize sua viagem com tempo!
Pesquise ou encontre um roteiro pronto ( o que eu não recomendo, mas, se é melhor para você, tudo Bem!) que se ajuste aos seus gastos e expectativas.
- Por todo o blog do Viagem para Holanda, há várias sugestões de passeios e dicas culturais.
Como profissional de turismo, a dica importante: se organize com calma e leia bastante sobre os pontos turísticos que você quer conhecer.
O Museu de Van Gogh ou a Casa de Anne Frank, são atrações quase que obrigatórias se você vier à Holanda.
Escreva em um caderno todas as opções e retire do plano atrações muito lotadas que não irá agregar mais valor a sua viagem. Veja se realmente faz sentido pra você.
- Você consegue fazer tudo sozinha, acredite!
Ou se preferir conforto e nada de preocupação, procure uma agência de viagens de sua confiança ou faça uma excursão com tudo pronto e organizado, o que pode ser bem bacana se for viajar sozinha.
É uma forma de conhecer novas pessoas e se sentir segura para viajar e realizar seu sonho!
Essas dicas são para você elaborar seu próprio roteiro com seus gostos pessoais. Você poderá contratar guias profissionais nos locais para ter informações de qualidade e orientação sobre outros serviços.
5 – É vantagem sim fazer uso de programas de milhas. Pense nisso!
O básico é sempre voar pela mesma companhia aérea, se fidelizar.
Para hotéis, abra uma conta no Booking.com para ganhar descontos.
No modo mais avançado, emitir as passagens com suas milhas. Mais atenção, não saia por aí comprando coisas só para acumular milhas. Estude sobre o assunto. Muitas pessoas já me relataram que pagar pela passagem saiu bem mais em conta do que usar as milhas.
- Lembre-se, cada empresa possui suas próprias regras, portanto, se informe corretamente, leia aquelas letrinhas minúsculas ou procure alguém para te ajudar. Vale a pena usufruir dos descontos e benefícios.
Dica Extra: O importante é viajar sabendo o que você irá ver e fazer. O roteiro serve para isso, para colocar no papel o dia a dia da sua viagem, pode ser alterado a qualquer hora por você de acordo com as suas vontades e prioridades.
O tempo da viagem é caro e é preciso otimizar ao máximo!
Comece agora a pensar com calma e estruturar sua viagem, você trará para a sua casa recordações marcantes na memória da viagem dos seus sonhos elaborada por você!
Em nosso canal do Youtube, Viagem para Holanda, está disponível a série: Preparando sua viagem para Holanda! Embarque no seu sonho.
Assista os vídeos abaixo e comece a planejar seus roteiros e passeios. Se precisar de ajuda, entre em contato!
Mas, não deixe para depois, comece hoje mesmo a planejar a viagem dos seus sonhos!
Leia também:
- Primeira viagem à Holanda, como se planejar!
- Perdeu o passaporte na Holanda, como proceder?
- Fatos interessantes do Rijksmuseum
Conheça as redes sociais do Viagem Para Holanda