Continue lendo...
Exposição Escher em Haia
0
Arte, Artistas Holandeses, Cultura, Exposições, Museus

Exposição Escher em Haia

Viagem para Holanda. Exposição Escher em Haia.

A excelente exposição de Escher, em Haia

Se você gosta de viajar e agregar arte com exposições incríveis, esta é a oportunidade de ver de pertinho uma das maiores coleções deste artista gráfico holandês, gênio da ilusão de ótica, MC Escher no museu de arte em Haia, o Kunstmuseum, até Setembro de 2023.

Neste relato, eu te motivo a ir mergulhar no mundo de Escher! Você topa?

O que ver na exposição de Escher em Haia

Um conjunto dos principais trabalhos de Escher estão bem diante de nós para que possamos celebrar junto com o museu, 125 anos do nascimento deste artista extraordinário.

Se, é o seu primeiro contato com este artista, vou contar um pouco desse holandês criativo e determinado, antes de apresentar os trabalhos magníficos que conferi nesta exposição, tudo bem?

Escher em Haia.

Você sabe quem foi Escher?

Curiosidades sobre Escher:

  • Maurits Cornelis Escher, nasceu no dia 17 de Junho de 1898 em Leeuwarden;
  • Era visto como um intelectual;
  • Nasceu em uma família rica
  • Não era bom de matemática;
  • Assim como Michelangelo e Da Vinci, Escher era canhoto.

Ao longo do artigo, vou trazendo mais informações, de acordo com as obras que selecionei para compartilhar com vocês.

O museu de arte de Haia é o responsável pelo acervo de Escher, mais suas obras também são expostas no Het Paleis, um palácio real, pertinho do parlamento holandês, no centro de Haia ( Den Haag em neerlandês ou The Hague em inglês).

Para chegar de trem até o Palácio Lange Voorhout, os trens de número 15 ou 17, saindo da estação Den Haag Central, param na plataforma Korte Voorhout.

Basta andar menos de 10 minutos, seguindo as placas de sinalização turística e estará no palácio para ver outros trabalhos de Escher. Pode-se ir andando até lá, são uns 15 a 20 minutinhos de caminhada leve. Já salva para não esquecer.

Agora, vamos para o que interessa, o que ver nesta exposição! Separei 5 obras que são espetaculares ao vivo.

1- Ar e Água I, de 1938

Já começamos a perceber o impacto dessa brilhante exposição, ao chegar no hall de entrada. Fui em uma terça-feira e estava super tranquilo.

Escher usa a criatividade e consegue transformar uma folha em branco em obra de arte.

No decorrer do artigo, vou trazer trabalhos que eu mesma nunca tinha visto de pertinho. E, fiquei hipnotizada com tantos detalhes.

exposição de Escher em Haia. Viagem para Holanda
Ar e Água I, de 1938. Escher na Exposição do Kunstmuseum em Haia. Foto do Viagem para Holanda.

Nesta obra, Escher consegue prender a atenção do espectador e brinca com a nossa visão. São pássaros e peixes voando? Ele conseguiu   transformar pássaros em peixes.

Escher, adora misturar o claro e o escuro, tanto que esta exposição esta dividida em Dia ( dag), onde as salas são amplas e iluminadas e noite (nacht) com menos iluminação.

Escher no museu de Haia. Viagem para Holanda
Salas amplas e iluminadas na exposição de Escher. Foto: Viagem para Holanda
  • Famoso por suas gravuras, xilografias e litografias, Escher deixou 448 litografias, mais de 2000 desenhos, ilustrou tapetes, livros, selos.

Perspectiva e ilusão são 2 palavras que expressam todo o seu trabalho. Ele viajou algumas vezes para a Espanha, especialmente para Granada, para visitar o Palácio de Alhambra ( já estive lá, e é sensacional) e estudou com afinco como os árabes conseguiam fazer seus desenhos geométricos e abstratos.

Assim, ele decidiu estudar os conceitos matemáticos ( eu, mencionei que ele não era bom de matemática), mas aqui são os conceitos e não os cálculos ( ufa!! sou de humanas, quem mais?)

No decorrer dos seus estudos, ele era dedicado a profissão, descobriu que, poderia utilizar os elementos geométricos com as mesmas áreas, e que se encaixavam.

Bingo! Com o seu talento natural e com uma fórmula matemática, ele nos brindou com esses trabalhos mais que especiais, nos proporcionou questionamentos e boas risadas.

Veja os detalhes do caderno de estudos do Escher. Você pode apreciar na exposição, é super relevante compartilhar, pois atras do talento, há o esforço em estudar muito e praticar.

Exposição de Escher em Haia. Viagem para Holanda
Caderno do Escher de estudos! Escher no museu de arte em Haia

2- 3 Esferas II de 1946

Viagem para Holanda, exposição Escher
3 Esferas refletoras, Escher, museu de arte em Haia. Foto: Viagem para Holanda

O sombreado e o brilho deste trabalho são incríveis. Aqui, Escher está dentro da esfera.

3- Painel de madeira com Azulejos, 1964

Viagem para Holanda. Exposição Escher em Haia.
Painel de madeira com Azulejos, 1964, Escher em Haia. Foto: Viagem para Holanda

Este trabalho foi surpresa, eu não conhecia. Adorei, fiquei alguns minutos olhando e observando o trabalho milimetricamente calculado. Todos que passaram por mim e por esta obra, a fotografaram.

Foi preciso pedir autorização para as fotos, todas sem flash ( nunca, jamais, pode-se fotografar obras de arte com flash – a luz interfere nos pigmentos e altera suas cores), eu já sabia da importância desse processo, mas não custa nada deixar avisado.

4- Autorretratos 

Escher em Haia.
Da série de 1920, Autorretratos Escher.

Ele sabia se desenhar muito bem!

Escher não tinha ideia que fez selfies para o mundo. Sorte a nossa, poder ver neste momento.

5- Cidade de Calvi, Córsica 1928

Exposição de Escher em Haia
Paisagem de Córsica, Itália. Escher em Haia.

Nesta tela, conseguimos ver traços perfeitos de uma paisagem.

Escher viveu na Itália por um período e se inspirou nas cenas típicas por onde passou, nesta exposição você poderá ver mais desses exemplos.

Bem de pertinho é algo de uma precisão, sem igual.

Suas exposições pelo mundo, atraem milhares de visitantes, pois, Escher conseguiu ser dono de um estilo único e apesar de fazer parte do período da arte moderna, nenhum conceito sobre seu estilo é definido.

Escher é Escher. Melhor assim, do que querer categorizá-lo.

As instalações dessa experiência imersiva ficou a cargo da dupla belga, Gijs van Vaerenbergh, assim cria-se momentos únicos e nos leva pra dentro das obras.

Até quando ver a exposição de Escher em Haia?

A exposição vai até o dia 10 de Setembro de 2023 no museu de Arte em Haia. Portanto, se programe e vá sem pressa.

Essa experiência é fantástica, até porque você poderá permanecer no museu e ver as outras relíquias da arte holandesa.

Reserve mesmo o dia todo, assim não precisará levantar muito cedo, tome seu café da manhã com calma e siga ao encontro de Escher.

Não tenho como compartilhar tudo, uma porque perde o encanto e outra pela surpresa que você irá descobrir ao chegar lá!

Como chegar até o museu de Arte em Haia?

  • Pegue o trem número 17 na estação central de Haia e desça no ponto final que é a estação Kunstmuseum. Atravesse a rua, olhe dos lados para ver se não vem bicicletas e…pronto, está no museu.

Ah! Não esqueça de validar o ticket do trem na entrada e saída. Também pode-se fazer com seu cartão de crédito e débito.

O que ver no museu de arte além da exposição de Escher?

O museu de arte, abriga a maior coleção das porcelanas azuis de Delft e também é responsável pelas obras de Piet Mondriaan. Há sempre outras exposições acontecendo no mesmo período.

O museu possui atividades para crianças e uma área de café maravilhosa para aquele descanso necessário.

Após horas contemplando e aprendendo, uma pausa para o café, é sagrado. Aproveite esse tempo para rever o livrinho da exposição e volte para a sua visita. Ainda há muita coisa pra ver, acredite!

Conheça a coleção de porcelanas holandesas do século XVII em Haia. Foto: Viagem para Holanda
Mondriaan em Haia.

Um pouco da história do museu de arte e por que você deveria conhecer

Localizado em Haia, é o lar de mais de 150 mil obras de arte.

Exposições fotográficas, de moda e de artistas renomados são frequentes apresentados aos holandeses e turistas de todo o mundo. É um dos maiores museus de arte da Europa.

O prédio do museu é super espaçoso, amplo, iluminado e acessível a todos ( informação importante) e seu estilo é todo em art deco, por fora já conseguimos ver a grandiosidade do museu assim que descemos do trem.

Museu de Arte em Haia.

Viagem para Holanda

Gosto da tranquilidade de poder contemplar uma obra, sem ter pessoas esbarrando ou mesmo falando em voz alta. Sempre ofereço como sugestão, essa visita aos meus clientes, pois o museu possui um acervo rico com pinturas de Monet, Picasso, Van Gogh entre outros.

Visitá-lo pode ser também uma alternativa de descanso em um dia de sua viagem, passar boa parte da tarde vendo as obras de Mondriaan e aproveitar as delícias que são servidas no café.

A lojinha do museu oferece livros incríveis e publicações especiais, além de souvenirs exclusivos. Separe espaço na mala para trazer um livro da exposição que visitou e guardar de lembrança.

Para quem é colecionador, há souvenirs exclusivos de Piet Mondriaan e livros de arte e moda!

Mondriaan e souvenirs no museu de arte em Haia
  • Os museus holandeses oferecem aos seus visitantes uma grade de atividades durante todo o ano, mais no verão, algumas exposições são apresentadas para um público maior.
  • As pessoas estão viajando e é uma oportunidade de conferir seu artista preferido ou mesmo ter a curiosidade para ver os trabalhos todos em um único local. Reunir tudo isso, é um trabalho de imensa responsabilidade e sensibilidade.

As exposições são de fato uma contribuição à cultura local e muitas pessoas se deslocam para viver essa experiência ou aventura cultural. Movimenta todo um comércio e proporciona empregos.

Este ano, a exposição de Vermeer no Rijksmuseum, bateu recordes extraordinários, turistas do mundo todo vieram a Holanda para visitar esta exposição, e não ficaram somente em Amsterdam.

Também aconselho a não ficar somente em Amsterdam. Aqui no Blog há muitas opções de cidades para visitar, veja em > Cidades Holandesas

Delft com o Viagem para Holanda
Conhece Delft? Uma ótima sugestão além de Amsterdam.

Como colaboradora voluntária no Museu de Vermeer em Delft, senti o peso de um artista e o fascínio por suas obras. Por isso, defendo as visitas aos museus, pois a sua viagem enriquece. Não precisa entender de arte, basta sentir com o coração. A arte holandesa é pura emoção.

Através das pinturas, os artistas holandeses contam a história da sua cultura para o mundo, seja nos retratos, paisagens ou como MC Escher com suas gravuras e ilusões de ótica, nos fazendo refletir sobre a mensagem que ele queria passar.

Mas, qual era a mensagem? Bem, a mensagem da reflexão, da dedicação e do aprendizado. Até hoje, Escher causa curiosidade e seu legado é levado para o mundo.

Agora, se programe, e até dia 10 de Setembro de 2023, é possível ter esse encontro com o Escher, se você não conseguir, lembre-se que uma parte dos trabalhos dele, ficam em permanente exposição no Het Paleis, Lange Voorhout, pertinho do parlamento holandês, no centro de Haia.

A propósito, a minha mensagem agora é compartilhar essa experiência com o maior número de pessoas. E estou feliz de poder compartilhar com você! 

  • Que essa leitura sirva de inspiração, te motive a viajar e incluir visitas aos museus e exposições!

Já sabe! Holanda com arte, viagem com qualidade e informações para te ajudar a conhecer esse país com mais conhecimento, comece por aqui. O Blog Viagem para Holanda, está sempre com novidades.

  • Navegue e compartilhe nossos artigos com quem ama a Holanda.

Ah! Pra finalizar, deixo a gostosura que experimentei no café do museu, a cada temporada é uma iguaria diferente!

Torta pecã com damascos! Gente, só prove e me fale depois!

Antes de dar meu até breve, deixarei algumas sugestões de artigos que possam contribuir com a sua viagem para Holanda, ok? Leia com calma, faça anotações e volte se necessário no artigo.

 

Prefere vídeos? No canal do Viagem para Holanda no Youtube, há uma série de como se planejar para vir à Holanda, tem vídeos dos artistas holandeses, um compilado de vídeos todos com o tema voltado para Viagem, Holanda e Arte.

Experimente viajar comigo, mesmo que virtual, o importante é descobrir coisas novas e tirar o máximo de informações que for interessante para você!

Obrigada e até breve com mais exposições e artigos para te ajudar em sua viagem para Holanda!

Fique a vontade para deixar seu comentário no post, seus dados não são divulgados ( temos os termos de privacidade e Lei de proteção aos seus dados, responsabilidade é palavra de ordem por aqui), assim eu saberei se você gostou deste artigo.

 

Olá! Sou a Luciana, turismóloga e guia cultural nos Países Baixos. Encontre aqui, um conteúdo recheado de informações de qualidade que sirva de inspiração para realizar a viagem dos seus sonhos!
Seja muito bem vindo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *