Descobrir novas cidades é o ponto de sucesso para transformar a sua viagem para Holanda inesquecível.
Conhecer as cidades fora do eixo Amsterdam, Haia e Rotterdam é uma surpresa maravilhosa e muito agradável.
Dordrecht: a importante cidade que se tornou um centro de distribuição de produtos no século X. É uma cidade pitoresca para visitar e super bem preservada com suas características originais de transportes com pequenos portos e arquitetura clássica holandesa.
Veja a seguir o que deve ser visto por lá.
UM POUCO DA HISTÓRIA DE DORDRECHT
A cidade surgiu por volta do ano 1.120. O conde holandês Willem I confirmou os direitos de cidade em 1.220. Devido a sua localização estratégica a cidade se tornou um importante depósito de vinho, madeira e grãos. Os barcos traziam os produtos e dali eram enviados para vilarejos e cidades mais próximas.
Devido ao intenso volume de mercadorias, a cidade cresceu e por volta do ano 1.400 a cidade possuía mais de 8 mil habitantes o que a tornava a maior cidade da Holanda.
Porque visitar Dordrecht?
Dordrecht é uma das 4 cidades mais antigas da Holanda ( sim, a província), logo você irá encontrar belos monumentos, a arquitetura das casas super bem preservadas e os pequenos portos no meio do coração da cidade.
A escola mais antiga do país foi construída em 1.913 e a primeira fábrica de sombrinhas é de Dordrecht.
Poderá ver o “vai e vem” de barcos e claro aproveitar os espaços livres como belas praças para descansar e curtir como os nativos, tomando um delicioso drink e experimentando as comidinhas oferecidas no menu do dia. E, acrescentar em sua lista mais uma nova cidade do país dos moinhos e tulipas.
COMO CHEGAR EM DORDRECHT
- TREM
Saindo das principais estações das cidades, basta comprar o ticket nas máquinas automáticas com destino à Dordrecht. Procure sempre o guichê de informações para soliciatr ajuda dos profissionais e comprar seu ticket sem erro, afinal o idioma sempre será o neerlandês ou inglês.
- BARCO
Saindo de Rotterdam, na estação Erasmusburg pegue o waterbus e faça um passeio super agradável e inesquecível pelas águas do rio Maas, Nord e Merwede. Para comprar seu ticket, paga-se direto ao controlador ou há a opção de comprar em uma máquina automática. Leva mais ou menos meia horinha e se você tiver sorte e tempo bom terá uma experiência bem divertida e se sentirá como um morador, usando o ônibus flutuante.
Você irá descer no Groothoofdspoort o grande portão de entrada da cidade, construído nos séculos XIII entre 1440 a 1450 com arquitetura neoclássica, bem ao lado há restaurantes e cafés para você fazer uma primeira parada. Aprecie e observe os detalhes deste monumento nacional.
ATRATIVOS PARA VISITAR EM DORDRECHT
- STADHUIS
A prefeitura construída em 1.383 costumava ser o mercado municipal. Era neste prédio que os mercadores flamengos comercializavam tecidos. No século XVII o presídio municipal estava instalado na prefeitura. No sótão nós podemos visitar as celas, a maior parte da estrutura das celas são de 1.383.
- ESTÁTUA DE JOHAN DE WITT
Bem no coração da cidade há um monumento homenageando as duas personalidades mais importantes de Dordrecht. São os irmãos de Witt, para entender a menção honrosa, vamos voltar um pouquinho no tempo.
Johan de Witte, advogado, matemático, foi educado na escola em latim e se formou na Universidade de Direito em Leiden.
Foi por 19 anos o representante político mais importante da república dos 7 Países Baixos Unidos. Ele defendia que as províncias ( eram 7 neste período da história – hoje são 12) podiam permanecer autônomas, tomar as suas próprias decisões e não era necessário um gestor da Casa dos Orange ( dinastia do príncipe Willem van Orange, o pai da Pátria dos holandeses) para administrá-las.
Defendia a liberdade e foi detido por ordem do administrador Willem II por um curto período de tempo.
Ao sair da prisão, seu pai lhe disse “Nunca confie em um laranja” ( orange, em referência à dinastia).
Johan e seu irmão foram brutalmente assassinados por extremistas holandeses. O crime é um dos eventos mais memoráveis e vergonhosos da história da Holanda.
Deixou um legado para o mundo em um livro que editou chamado “O Interesse da Holanda”. O livro é considerado um dos mais importantes para o sucesso econômico e político nos séculos XVII e XVIII. A república dos Países Baixos cresceu e se tornou a maior nação comercial de todos os tempos.
- GROTE KERK
A igreja de Nossa Senhora, construída entre 1.284 e 1.470 é um belo monumento em estilo gótico que a partir de 1.572 se transformou em igreja protestante . Se tiver fôlego e disposição, sugiro subir os 275 degraus e apreciar a vista do centro histórico de Dordrecht.
Os 67 sinos da catedral são os mais pesados da Europa e pesam 56 toneladas.
A torre da igreja alcançou seus 72 metros de altura e o relógio que enfeita a torre está pendurado em cordas com dispositivos eletrônicos.
- KLEINE HAVEN
Estão por todas as partes da charmosa cidade. São pequenos portos ou marinas que guardam os barcos de passeio na grande maioria e outros que ainda são utilizados para transportar produtos como antigamente.
- STATENSCHOOL
A primeira escola pública de educação primária com estilo arquitetônico neorenascentista foi construída em 1.913 devido uma lei geral de educação obrigatória ser implantada, o que criou a grande necessidade de novos edifícios escolares. A
A preocupação para a construção era para que todas as salas de aula estariam voltadas para receber a luz natural suficiente.
- WATERTOREN – VILLA AUGUSTUS
A alguns quilômetros da estação central ( de 1.5 à 2 km) temos um belíssimo e importante monumento nacional.
Como Chegar: existem ônibus saindo da estação central que te levam até lá ou a opção bem típica é alugar uma bicicleta!
A primeira torre de água da cidade e a segunda do país, construída em 1.882 tem a aparência de um castelo e foi projetada pelo arquiteto Jacobus van der Kloes.
Possui 33 metros de altura e desde 2007 abriga um hotel restaurante chamado Villa Augustus.
Um charmoso local para passar horas e desfrutar da comida feita com os produtos orgânicos palntados no jardim ao lado da torre.
Hospedagem: O Villa Augustus possui diárias a partir de 125 euros. São 45 quartos e todos com diferentes vistas.
Dica: O local é perfeito no período da primavera e verão para passar um dia todo. Mesmo sem estar hospedado, é aberto e você pode somente ir visitar e tirar lindas fotos nos lindos e impecáveis jardins.
Faça sua reserva no restaurante e fique para jantar com o entardecer do verão holandês.
SE PERCA!!!
Não dependa de um roteiro pronto, as dicas e informações acima servem como um guia. Ande sem pressa, curta toda a atmosfera do local, repare na arquitetura clássica super preservada, visite a igreja e compre algum souvenir local.
O novo e surpreendente destino é para você se divertir e aproveitar!
Reserve um dia todo se estiver com tempo para contemplar todos os lugares com mais tranquilidade.
NÃO PERCA: O Tour em Dordrecht – um passeio de 1 dia por esta charmosa cidade para encerrar com chave de ouro. Clique aqui!
Neste link você irá direto para um passeio cultural em Dordrecht: https://youtu.be/C5yVFjZHt4c
Sugestão para visitar outras cidades, aconselho conhecer, Gouda e Haia.
Viaje sem sair de casa:
Saiba mais sobre:
Descobrindo o Blog Viagem para Holanda agora? Seja bem vindo e navegue por todos os artigos e que eles sirvam de inspiração para você realizar a viagem dos seus sonhos!
Todo o conteúdo é escrito por mim, Luciana e relato minhas experiências com muita responsabilidade para poder contribuir com o máximo de informações relevantes para você.
Viagem para Holanda: Dicas e Informações Culturais sobre os Países Baixos