A belíssima exposição de Frans Hals em Amsterdam, desembarca após o sucesso de Vermeer em 2023.
Agora é a vez do pintor Frans Hals, nascido em Antuérpia, brilhar na Holanda com seus trabalhos impecáveis e super elogiados.
A esperada exposição acontece no Rijksmuseum em Amsterdam até 16 de Junho 2024, e está impecável.
No total são 50 obras apresentadas ao público.
Se você possui o interesse de conhecer as pinturas de Frans Hals, ou já é um fã, essa é a oportunidade de uma viagem cultural e de poder ver reunidas obras icônicas do artista que fez carreira em solo holandês.
Arte: A belíssima exposição de Frans Hals em Amsterdam
Como em todo museu renomado as grandes exposições perduram em torno de 5 a 6 meses, oferecendo assim a chance para os residentes e turistas que se deslocam para visitar essas exposições aproveitarem o máximo possível.
Desde 2023, o Rijksmuseum, o museu nacional holandês ( o Louvre da Holanda), com a concorrida exposição sobre Vermeer, abriu olhares para os artistas holandeses.
Posso até prever, que para o próximo ano, poderemos ter exposições sobre Rembrandt, Mondriaan e tantos outros conceituados pintores nativos.
De fato, o museu preparou com capricho desde a entrada até a última sala com pinturas deslumbrantes de Frans Hals.
Se você ainda não conhece esse pintor, ficará hipnotizado diante do magnífico trabalho de Frans, realizado no século XVII.
As pinturas estão sendo apresentadas em salas grandes e com temas diferentes, para facilitar o entendimento e o vai e vem dos visitantes.
Pode esperar muita gente, ou se estiver com sorte verá a exposição mais vazia em algum dia! Até agora ( Março 2024) já foram vendidos mais de 120 mil ingressos.
Viagem cultural: quem foi Frans Hals?
- Frans Hals, foi um artista extraordinário.
Conseguiu como nenhum outro captar a sensibilidade das pessoas, através de sua pintura. ( era a fotografia da época)
Através de suas pinceladas rápidas e em alguns quadros com muitas cores, ele conseguiu fazer com maestria os sorrisos das pessoas simples.
O sorriso é uma de suas marcas registradas. Amo como Hals deixa as bochechas coradas de seus retratados.
Adorava pintar os pescadores, as crianças, os trabalhadores normais.
Para ganhar dinheiro, Frans Hals foi o primeiro artista a retratar os casais. Os ricos holandeses da cidade de Haarlem, contratavam Frans para fazer seus retratos imensos para pendurá-los nas paredes de seus casarões. Ele viveu toda a sua vida na cidade de Haarlem.
- Em outras palavras, Frans Hals, pintava a elite da cidade e ainda assim tinha tempo para dar aulas de pinturas.
Ele foi membro da Gilda de Haarlem no mesmo período que a pintora holandesa Judith Leyster, e eles não foram bons amigos!
Frans utilizou de algumas pinturas de Leyster como se fosse dele.
Enquanto realizava suas pinturas para os ricos de Haarlem, a guarda cívica também o contratou para retratar seus membros.
- Frans e outros pintores cobravam preços diferentes para casa pessoa. Os mais importantes, pagavam mais e apareciam em destaques nas pinturas.
Ou seja, desde essa época, já havia conflitos em querer aparecer mais que o amigo!
Mas, Frans Hals fez grandes quadros pintando os guardas cívicos e vários deles estão nesta exposição para você observar. Lembre-se quem pagava mais, aparecia mais na frente ou em destaque.
O que deveria observar e absorver de Frans Hals nesta exposição
- Os pontos principais são os detalhes.
Mesmo que você não seja um especialista em arte, sinta com o coração.
O mestre Frans Hals, usa dos pigmentos escuros para trazer dramaticidade e elegância, pigmentos coloridos para mostrar felicidade, euforia e consegue também captar a emoção das pessoas.
Os burgueses e as pessoas que possuíam um cargo importante, são retratados com seus uniformes oficiais de gala ou vestimentas festivas.
Repare nos detalhes das mangas dos casacos, costurados com fios de ouro. O trabalho e a riqueza dos detalhes que Frans Hals passou para a tela é impressionante.
– Roupas elegantes
– Risos e risadas
As pessoas comuns são retratadas com o sorriso no rosto, enquanto os ricos sempre com a expressão mais fechada ou tentavam disfarçar. Repare nisso quando ver algumas obras de Frans.
O bom humor era uma das maiores qualidades do pintor e ele repasse para o seu trabalho.
– Homens a esquerda e mulheres a direita
Não tenha pressa, apesar de ter bastante gente é tudo muito tranquilo.
- São 50 pinturas de um valor histórico gigante, vale passar por cada uma delas e apreciar.
Estive na exposição em 21 de Fevereiro e 07 de Março, me emocionei mais na segunda visita. Talvez, na primeira vez estava mais eufórica em ver algumas obras que tanto admiro. E, na segunda vez meu foco foi absorver mais conhecimento e focar nos detalhes ricos de cada pintura.
Então, se você estiver de viagem marcada pra cá, faça seu agendamento e venha conferir essa linda exposição.
É a sua oportunidade de conhecer mais de Frans Hals.
Frans Hals na Galeria de Honra do Rijksmuseum
O museu em Amsterdam dispõe de grandes obras de Frans Hals em exposição permanente.
São elas:
- O retrato do casal Isaac Abrahamsz Massa e Beatrix van der Laen – c. 1622
- The Merry Drink de 1628/30 – o Autorretrato de Fans Hals
Frans Hals na Holanda
Para ver os trabalhos de Frans Hals além do Rijksmuseum, você encontrará pinturas no Mauritshuis em Haia e no museu dedicado a Frans Hals que leva o seu nome e fica na cidade de Haarlem.
Informações extras
Considere essas etapas para facilitar a sua visita na exposição.
- Chegar com antecedência de no mínimo meia hora no museu para entrar, passar pela revista e ir guardar seus pertences.
Na primeira visita, demorei 35 minutos para essa etapa. O museu estava lotado, pois esqueci que era semana de férias escolares. ( risos)
- Dentro do museu é um forno, da pra ficar tranquilo só de camiseta de manga curta mesmo no inverno.
Aproveite o café do museu, é delicioso, mas os preços são salgados. Há muitas opções veganas de sanduiches e pequenas refeições.
- Dica de amiga: experimente a torta Red Velvet, é de comer ajoelhada de tão gostosa.
Após o descanso e recarregar as baterias, eu sugiro dar aquela passadinha na lojinha do museu, não deixe para a última meia hora antes de fechar o museu. Todo mundo resolve ir neste horário.
- Seja esperta e vá antes. Compre o livro da exposição ou souvenirs, traga uma lembrança do Rijksmuseum pra casa.
Volte para passear pelo museu mais tranquila.
Agora é a hora de ir apreciar a imensa coleção do museu holandês. Ver Rembrandt, Vermeer, Van Gogh e outros grandes mestres da arte holandesa.
Resumo da ópera….
Tire o dia para passear pelo Rijksmuseum. Os museus holandeses funcionam geralmente das 10 as 17h – pode acreditar, não é muito tempo, considerando o tamanho do acervo.
Passar somente pelas obras principais, você estará desperdiçando o seu tempo em não absorver a cultura holandesa contada através dos quadros do museu.
É um aprendizado incrível.
Quanto a exposição de Frans Hals… é divertido, tudo muito bem organizado, há alguns bancos para as pessoas se sentarem e apreciar a obra, os colaboradores extremamente gentis, acessibilidade garantida, áudio guia em vários idiomas (€ 6,50 pago a parte ) e um show a parte de pinturas trazidas de vários museus do mundo.
Ao mestre Frans Hals, só me resta agradecer a oportunidade em ver tudo de pertinho e poder compartilhar essa minha visita cultural com você!
Inclua em sua viagem para Holanda a visita para essa exposição.
Inspire-se e venha conferir a exposição até 16 de Junho de 2024. Espero que tenha gostado deste post.
Um abraço,
Luciana
Leia também:
Veja os grandes trabalhos de Frans Hals
Inscreva-se no canal do Youtube Viagem para Holanda