Entre flores e moinhos, queijos e bicicletas, a Holanda também possui castelos e palácios espetaculares que devem ser visitados. Que tal incluí-los em sua viagem?
Hoje nossa visita cultural será por esses monumentos históricos, com seus interiores luxuosos e exuberantes que parecem de conto de fadas.
Se você for ficar mais de 3 dias inteiros na Holanda, se programe para conhecer um ou 2 castelos ou palácios desta lista. Se, seu tempo for menor, visite pelo menos os principais que estão em Amsterdam.
Atenção: Todos eles podem ser visitados em qualquer época do ano, mas no período do inverno, você precisa se programar, pois alguns só abrem aos fins de semana. Por isso, pesquise antes de ir.
Valores: A média de preço, gira em torno de 15 euros. Alguns incluem uma visita guiada, com o guia/voluntário do castelo. Geralmente são nos idiomas inglês e neerlandês e outros possuem áudio tour em mais idiomas, como espanhol, francês, alemão, chines, japonês.
Embarque comigo neste passeio cultural?
Castelos e Palácios para visitar na Holanda
1 – Helmond Castelo
Localizado na cidade de Helmond, província de Brabante do Norte, este castelo medieval nos faz viajar por um tempo muito distante. É o maior castelo com fosso da Holanda.
Imponente no seu tamanho e história. Está no centro da cidade de Helmond há 700 anos.
Quatro famílias disputavam o poder, e viviam neste local. Por dentro do castelo, você vai conhecer histórias de amor e perceber que nem tudo era tão glamuroso assim.
Após, o portão vermelho e pesado, bem na entrada da sede principal do castelo, você se depara com 2 mini canhões, direcionados para quem tivesse muita audácia e gostaria de entrar sem ser convidado.
Aí você já sente todo o poder e cuidado deste impressionante monumento.
Começando a visita
Deixe seus pertences nos armários – é preciso ter uma moeda de 1 euro. Já mencionei em outro artigo, mas não custa lembrar. A maioria dos museus, castelos ou palácios aqui na Holanda, disponibilizam armários onde você precisa colocar uma moeda, ou de 0,50 ou 1 euro para trancar seus pertences, e após a visita, você pega de volta seu eurinho! Não vai esquecer dessa dica de ouro, hein!
Assim que seus pertences estiverem bem guardado, um guia do museu fará uma breve explicação da rota a ser seguida e se estiver com criança, eles entregam uma atividade extra que são joguinhos ou perguntas sobre o castelo. Tudo bem divertido e lúdico.
Com seu áudio tour em mãos, siga as informações e explore todos os cantos do castelo medieval.
Por dentro do castelo de Helmond
São muitas salas com interação, informações visuais, objetos pessoais das famílias que viveram por lá. Aprecie as obras de arte originais e aproveite o café do castelo. Eu comi uma torta de maçã que estava divina.
Vale a atenção, para a cozinha antiga, onde eram preparadas as refeições. Há réplicas dos alimentos consumidos na idade média.
Eu concluí minha visita em 2,5 horas. Aproveitei cada explicação e fiz com muita calma, até porque estava um frio doído do lado de fora e eu preferi aproveitar o aconchego do castelo para estudar e trazer como inspiração para você leitor.
2 – Heeswijk
São mais mil anos de castelo, localizado em Brabante perto da cidade de Den Bosch. Começou a ser construído por volta de 1050.
Este castelo foi um dos meus achados nas pesquisas que estava fazendo. Uma grata surpresa. Estive por lá em meados de Outubro, e a paisagem estava deslumbrante.
Mesmo em um sábado, o castelo não estava lotado. Outra notícia boa, o estacionamento é gratuito. Como tudo aqui na Holanda é pago, estacionamento grátis, é lucro.
O nome Heeswijk são dos senhores e proprietários do castelo. Durante séculos o castelo passou por várias gerações, proprietários e mudanças estruturais internas.
Para quem reside na Holanda, eles aceitam o museumkaart. Aberto de terça a domingo. A maioria dos castelos e palácios estao fechados as segundas-feiras!
É uma belíssima residência rural, com uma área verde imensa ao seu redor.
Com um interior luxuoso, o Heeswijk é um daqueles castelos de conto de fadas!
3 – Duivenvoorde, castelo de requinte na Holanda
- Quer conhecer um castelo deslumbrante por fora e por dentro? Vem pra Duivenvoorde.
Exuberante por dentro com os retratos dos seus proprietários, as louças, tapeçaria e objetos de prata preservadas, nos mostra o requinte da vida dos holandeses dos séculos anteriores.
Os móveis e livros bem conservados. A rainha holandesa Juliana, morou neste palácio por um período.
Localizado em Voorschoten, na província da Holanda do Sul, há meia hora de Den Haag (The Hague). Aceita o museumkaart.
Em 1226, foi mencionado pela primeira vez, mas somente em 1631 ficou conhecido como um castelo devido suas características arquitetônicas. Os proprietários usavam o castelo somente na primavera e verão.
No Outono, quando as temperaturas começavam a cair, eles voltavam para a sua residência em Den Haag.
Não havia aquecimento a gás e nem eletricidade. Os funcionários do castelo, compartilhavam todas as entradas com seus patrões, pois não havia entrada separada para funcionários, deste modo, era um exemplo do tratamento cordial e justo para os colaboradores do castelo.
Essa curiosidade esta no áudio tour que você recebe quando inicia a sua visita.
Em 2 horas é possível concluir a visita interna, mas há também um passeio pelo bosque e atividades culturais, dependendo do dia da sua visita.
Duinvervoorde, é um dos meus preferidos para passear!
- Está curtindo conhecer um pouco mais de alguns castelos holandeses?
4 – Noordeinde Paleis – Palácio de trabalho do Rei
É a casa dos Orange de Nassau, o local de trabalho do rei Willem Alexander.
O Palácio somente pode ser visitado no período de férias do rei holandês. Todo ano em meados de Junho, é disponibilizado ingressos para a visitação.
É tão concorrido como um ingresso do show da Madonna ( eheheh )
Este ano, consegui o tão sonhado acesso – foram quase 1 hora de espera ( online) para conseguir o ticket.
Vale a visita? Sim e muito. Custou 15 euros.
É disponibilizado um áudio tour com as histórias dos objetos, das salas.
A decoração de algumas salas são impressionantes. Um luxo que eu não fazia ideia.
É uma visita para quem possui paciência, pois são poucas datas e muita gente, mas compensa saber um pouco mais da história deste palácio.
Além do Palácio, a estalagem também é aberta ao público, o ingresso permite esse combo. Assim, você pode ver de pertinho as carruagens e quais as diferenças entre elas. E também aprender sobre os diferentes uniformes dos colaboradores do rei e da rainha.
Para quem ama cavalos, há um acesso a alguns deles e placas orientando o silêncio, pois eles estão no conforto de sua estalagem, esses cavalos são treinados, pois, participam de eventos públicos.
Mas, percebi o cuidado e apenas uns 5 estavam diante do público. Os cavalos da realeza, estavam em um local distante.
Sou contra a qualquer atrativo turístico que utiliza animais. Mas, aqui não se trata de um local turístico e sim é a casa dos animais e estamos visitando por um período breve e restrito.
Nem preciso dizer sobre a segurança!
Todo mundo é revistado, passamos por detectores e pra quem é estrangeiro é necessário mostrar o passaporte para entrar.
- Já disponibilizei um vídeo com a história deste do Palácio de Noordeinde, irei deixar no fim do artigo para quem se interessar
5 – Castelo de Haar, o maior e mais luxuoso da Holanda
O castelo medieval mais luxuoso da Holanda, por dentro e por fora e pasmem, nenhum rei ou rainha morou aqui.
Apesar do nome, esse monumento extraordinário, sempre foi uma residência dos ricos holandeses, o barão Etienne e a baronesa Hélène, que recebiam, convidados vindos de Paris, como Yves Saint Laurent, Coco Chanel, Brigitte Bardot entre outros.
- É um patrimônio histórico, protegido pelas leis nacionais holandesas.
Localizado em Utrecht, esse belíssimo prédio impressiona pela beleza externa e interna.
Vá sem pressa, pra aproveitar. São muitos cômodos, quartos com detalhes fantásticos que merecem o brilho do seu olhar.
Em cada sala, os voluntários do castelo nos contam informações ricas e detalhes importantes da história deste monumento. Sempre com o sorriso no rosto.
Quer casar no castelo de Haar? Você pode agendar uma linda cerimônia por lá, mas separe alguns milhares de euros também (risos). É uma boa ideia!
Funciona das 11 às 17 horas. Verifique os horários antes de ir.
Os jardins são de uma beleza impar! Este castelo merece 5 estrelas, desde a recepção ao cuidado na preservação.
6 – Castelo Croy – o castelo abandonado!
- Um castelo privado que durante muitos e muitos anos ficou abandonado.
Localizado na província de Brabante do Norte, pertinho da cidade de Helmond.
Pelo que pude conversar com um funcionário do hotel ao lado, a origem remota ao ano de 1472. Jacob van Croy era um homem rico e proprietário dessas terras, mais tarde vendeu o castelo e a novos donos terminaram a construção, na qual podemos apreciar até hoje.
Várias restaurações aconteceram, mas permanece a imponente arquitetura de castelo medieval. Muitos holandeses nobres viveram no castelo.
Desde 1990 não é mais habitado, mas é usado como escritório de diferentes empresas.
Ao lado há uma fazenda e criação de ovelhas merino. Elas ficam soltas e chegam bem pertinho da gente.
- 9 Castelos e Palácios para visitar na Holanda
7 – Schaloen, Castelo e Hotel?
Um castelo hotel, localizado em uma vila religiosa em Limburg, a 20 minutos de Valkenburg.
Sua característica arquitetônica aponta como um castelo retangular e não quadrado como era o mais habitual de ser construído.
Em 1986, a casa residencial foi colocada a venda, e recebeu o título de a casa mais cara da Holanda, e desde então, iniciou um projeto para a transformação em um castelo/hotel.
- O castelo não pode ser visitado, mas seu entorno sim.
Há um restaurante/bar bem ao lado. Passei algumas horas descansando e admirando essa majestosa construção do século XII.
8 – Muiderslot, o castelo mais turístico da Holanda
O mais conhecido dos turistas por estar ao lado de Amsterdam, são apenas 15 km de distancia.
Se localiza na cidade de Muiden, e foi construído por volta de 1285.
Como o castelo estava em uma área bem afastada de Amsterdam ( não havia nada próximo para abastecimento) e para as pessoas que viviam no castelo pudessem se alimentar, eles plantavam os alimentos que seriam consumidos.
Por isso, em Muiderslot há um pomar com diferentes plantações e durante o inverno, apenas os guardiões ficavam no castelo para evitar que estranhos pudessem ter acesso ao seu interior.
Há uma brigada de incêndio no castelo bem interessante, onde os bombeiros ficavam, mais também um local com uma lareira gigante para que eles pudessem se proteger contra o frio.
Muitas informações interessantes são contadas no áudio tour. Pegue o seu e embarque nesse passeio inesquecível. As crianças adoram.
Atenção: não é acessível para todos.
Há muitas escadas, aja perna e joelho! É um castelo antigo e certas áreas só na coragem ( risos )
Aconselho ir no período da primavera. Onde muitas atividades culturais são realizadas.
E as flores dão um colorido extra nos canteiros do castelo. Aproveite também a cidade de Muiden, é um charme.
9 – Palácio Real em Amsterdam, ou Dam Paleis
- No coração de Amsterdam, na praça Dam, este Palácio merece o seu olhar!
O palácio foi construído para ser a prefeitura da cidade mais rica do mundo no século XVII, portanto essa visita nos apresenta uma linda viagem na história da Holanda.
Pegue seu áudio tour e se prepare para ver detalhes magníficos de uma arquitetura majestosa.
O mapa do mundo no centro do salão principal, todo de mármore é uma atração a parte. Já visitei em 2 períodos distintos e havia fila grande, mais foi tudo bem rápido e organizado.
Cada sala possui uma história especial.
- Falei mais sobre o Palácio Real em Amsterdam em um vídeo com as curiosidades da cidade de Amsterdam!
De prefeitura a Palácio Real, muitas cerimônias e chefes de Estado são recebidos com tapete vermelho. O que impressiona mesmo é o tamanho do edifício, justamente para representar o seu poder.
Essa visita eu fiz em uma hora e meia, e foi tranquilo, apesar de ter muitos turistas.
A riqueza fica mais por conta da história do edifício e os mobiliários dos aposentos dos reis.
Então, me diz se vale ou não visitar alguns desses castelos e palácios?
Sua viagem para Holanda estará completa, flores, moinhos, queijos, bicicletas e castelos.
Isso só nos mostra a imensidão de atrativos turísticos deste pais. Tudo muito bem preservado e apaixonante!
Agora, que você já conhece esses 9 castelos e palácios, escolha os de sua preferência e aproveite! Não esqueça de me contar, em qual você foi, adoraria saber.
- Navegue pelo Blog e descubra outros artigos complementares para acrescentar em sua viagem. Que sirva de inspiração.
- Compartilhe este artigo com alguém que sonha conhecer a Holanda!
- Sugestões ou dúvidas? Escreva pra mim, no box abaixo! Ou através do formulário de contato por todo o blog.
Obrigada pela companhia,
Luciana
Curiosidades da cidade de Amsterdam
Fatos históricos do Palácio de Noordeinde
Assita também:
- Você leu o artigo sobre os 9 Castelos e Palácios para visitar na Holanda