Esta de passagem marcada para a Holanda? Então, embarque com esses 10 mandamentos em mente, e assim a sua viagem para Holanda, estará 100% abençoada!
Os holandeses são bem humorados, apesar de vivermos debaixo de chuva por pelo menos metade do ano, eles fazem jus ao nosso ditado “rir é melhor que chorar”.
Portanto, enquanto você está se planejando para realizar a viagem do seu sonho, se apegue ao Pai Nosso e na Ave Maria, reze seu terço, mas tenha em sua mente os 10 mandamentos sagrados (e bem humorados) da sua viagem para Holanda, para você aproveitar com sabedoria e ter a melhor experiência possível.
Fé, foco e vem se juntar a essa corrente do bem – do bem da viagem.
10 Mandamentos para a sua viagem para Holanda
1- Amarás a Holanda sobre todas as coisas
Estarás com a mente aberta para conhecer, admirar e se surpreender com o que irá encontrar. Mesmo se estiveres em áreas com luzes vermelhas, manterás o bom humor, afinal, amarás a Holanda sobre todas as coisas.
E registrarás os momentos engraçados da sua viagem.
2- Não alugarás bicicletas sem seguro de viagem
Respeitarás as leis das bikes, ou seja, fazer seus vídeos pedalando, pode lhe custar uma multa de € 95.
Evitarás acidentes, pois bicicleta por aqui é meio de transporte e não apenas de lazer.
Pedalarás a menos de 20 km por hora, para não precisar conhecer um hospital.
3- Honrarás os queijos holandeses e as tulipas
Comerás os queijos holandeses e comprarás para levar pra casa. Degustarás o queijo Gouda original e saberás a diferença de um queijo de boa qualidade.
Honrarás as tulipas, apesar de saber da origem delas (tulipas, são turcas). Mas, você honrará mesmo assim! Afinal, é na Holanda onde se tem os campos de tulipas mais lindos do mundo e você sonha com o passeio em keukenhof. Tenha fé, você virá!
4- Não comprarás souvenirs em excesso
Evitarás o consumo em euros!
Mas, lembrarás da sua tia avó e levarás um chaveiro com o tamanquinho de madeira, ou um moinho de vento para a geladeira.
5- Honrarás as bebidas e comidas holandesas
Experimentarás a culinária local, baseada em batatas, legumes e carnes. O famoso Stamppot, o croquete da Febo, a torta de maçã da Winkel 43 (em Amsterdam), a sopa de ervilha servida em todos os cafés e restaurantes durante o outono e inverno.
Comerás o aclamado e famoso Stroopwafel, seja do saquinho do supermercado ao feito na hora em qualquer barraquinha das feiras.
Beberás Chocomel, o famoso “todinho” holandês e experimentarás o sirop de frutas, um líquido de sabor açucarado com essência de frutas que dissolve com água. As crianças holandesas amam!
Beberás água da torneira como um holandês nato.
6- Não pecarás contra a Holanda
Jamais falarás mal da Holanda, não levantarás seu nome em vão.
Manterás o bom humor mesmo se algo sair do seu controle.
Respeitarás os costumes e tradições holandesas.
7- Não furtarás
Somente Deus te defenderás.
Como irá se defender em neerlandês?
8- Conhecerás os moinhos de vento
Não reclamarás dos dias de chuva e vento forte, pois verás a força do moinho de vento em ação.
Comprarás uma capa de chuva para passar a sua tarde em Kinderdijk.
Lembrarás pra sempre do vento holandês!
9- Não desejarás o holandês (a) da próxima (o)
Sei que a tentação é grande, afinal, são louros, altos.
Mas, lembrais dos mandamentos sagrados da sua viagem para Holanda acima – não pecarás por nada. Não cobiçarás o que é do outro.
Procurais um para ti! Não cairás em tentação!
10- Não cobiçarás a viagem para Holanda alheia
Enquanto uns sonham, outros planejam. Isso faz toda a diferença não é mesmo?
- não cobice a mala de rodinha da marca famosa do outro;
- não cobice a poltrona na classe executiva do colega, um dia será você neste confortável assento!
- não cobice o hotel do próximo, trabalhe para poder se hospedar lá também.
- não cobice o roteiro do outro, faça o seu com os seus próprios interesses.
- não cobice os perrengues alheios. Mas, que sirva de aprendizado!
Agora que você conhece os 10 mandamentos [descontraídos] para sua viagem para Holanda, bote fé e tenha bom humor para ter ótimas experiências e aprender com as coisas que fogem do nosso controle, por mais que planejamos.
O texto acima partiu da ideia de uma conversa com duas amigas holandesas sobre os perrengues de viagens e pensei em escrever de forma bem humorada esses mandamentos, para que possa servir de inspiração e ser um texto divertido de ler.
Contudo para complementar, segue alguns conselhos que adquiri em minhas viagens ( foram mais de 27 países e 135 cidades até o momento) que pode fazer toda a diferença, e sei que muita gente irá concordar.
19 Conselhos para uma viagem para Holanda e pra vida!
1- Escolha bem com quem irá viajar
Prefira viajar com quem possui os mesmos interesses e energia boa, não há nada de bom, ter alguém reclamando o tempo todo. Se fulano gosta de praia e você de neve…melhor cada um seguir seu destino!
Evitarás aborrecimentos e não perderás a amizade! Tudo que pode ser alinhado antes de entrar no avião, carro ou trem. Acredite, isso é precioso.
2- Não precisa ser rico para viajar
Planejamento é tudo. Com pouco já é possível visitar alguns lugares próximos. Basta ter foco e controle financeiro. Guardar uma quantia mensal, pode te levar pra bem perto da viagem do seu sonho. E existe o santo cartão de crédito, que você irá trabalhar para honrar e pagar as parcelas adquiridas depois da viagem.
3- Vá aos lugares que você sonha
Não escute a opinião de quem foi e não gostou. Somos únicos e cada experiência é diferente. Lembre-se, o sonho é seu.
4- Contrate uma agência de viagem
Se quer conforto e não possui experiência para planejar tudo sozinha, procure um excelente profissional e fuja de aplicativos e sites de vendas de pacotes que prometem destinos exuberantes por preços atraentes. Não existe milagre.
5- Pesquise e faça tudo sozinha
Como profissional, sei planejar uma viagem todinha, mas a internet está aí pra auxiliar. Use-a e filtra o que você deseja com cuidado. Aqui no Blog Viagem para Holanda, há muitas sugestões de passeios e lugares para conhecer quando o destino é a Holanda.
Aproveite o conteúdo com informação de qualidade, acessível e inspirador.
Em nossas redes sociais, Youtube, Instagram e Facebook, há sempre conteúdo complementares.
6- Orçamento
Não seja o chato contando moeda e reclamando do preço de tudo. Por isso, a organização das finanças é fundamental. Em viagens, gasta-se para visitar os museus, as principais atrações, assistir a um show da sua banda preferida.
Ah! Mais há dias que as entradas são gratuitas! Ok! Se você prefere perder horas nas filas para entrar em um determinado museu, eu prefiro pagar a entrada e aproveitar com calma tudo que o museu me oferece.
Prefiro qualidade e organizo meu dinheiro para aproveitar com o que desejo fazer.
Viajar é o melhor investimento em saúde mental.
7- Quanto menor a mala, melhor o deslocamento
Foi-se o tempo de viajar com as malas grandes e extras grandes. O tempo é outro. E, sem contar que nunca se usa tudo que se leva.
Pouca bagagem é ideal.
Leve só o essencial.
8- Aproveite o máximo
Nunca se sabe quando poderemos voltar a um destino, portanto, aproveite com qualidade. Experimente um restaurante local, sente-se no banco da praça, descanse e observe as pessoas.
Aproveite os concertos musicais de férias, onde orquestras se apresentam com artistas renomados. Aqui na Holanda é muito comum nas férias de verão essas apresentações.
9- Nunca perca o café da manhã do hotel
Quem nunca levantou cansada, mais foi. As vezes você experimenta algo que nunca comeu, algo típico da região que está visitando.
Depois você retorna para o quarto, dorme mais um pouco e acorda renovada para aproveitar mais um dia de sua viagem.
10- Viaje sozinha
É uma experiência libertadora.
Faça amigos. A interação com pessoas de todo canto do mundo é maravilhosa. Viajar é desvendar o segredo do novo, é a recompensa de sua dedicação. Acumule bons momentos e não tenha medo de viajar sozinha.
Seja esperta e não vá a lugares muitos vazios. Segurança é algo que precisa ser redobrado e ter atenção. Se hospedar em hostel é a forma mais interessante de conhecer pessoas. Se prefere algo mais calmo, procure hotéis bem localizados e siga seu roteiro.
Somos a nossa melhor companhia!
11- Faça o seu roteiro de viagem
Se prepare com antecedência para você aproveitar o máximo. Não copie um roteiro pronto, pois cada pessoa possui um interesse diferente. Estude as possibilidades de deslocamentos com inteligência para não perder tempo e dinheiro.
Passagem aérea e hospedagens são os maiores custos variáveis de uma viagem. Então, antecedência e planejamento são essenciais para obter bons preços.
12- Tenha cópia dos documentos
O passaporte é a sua identificação em viagens internacionais. Sem ele você não consegue se deslocar. Em outras palavras, faça cópias dos documentos e guarde no bolsinho interno da mala e tenha na sua bolsa de mão. Prevenir é palavra de ordem em viagens internacionais.
13- Ande a pé
Nada mais gostoso que ser surpreendido com cantinhos charmosos de pequenas cidades ou monumentos históricos fora dos grandes centros. Tudo é descoberta! Neste quesito, sapatos confortáveis para bater perna o dia todo.
E, quando encontramos um chafariz com água potável para recarregar a garrafinha e se hidratar do calor de 30 graus?
14- Experimente a culinária local
Tudo pode ser surpreendente. Se você possui algum tipo de alergia ou restrição a algum ingrediente, pergunte. Hoje em dia quase todos os restaurantes já estão se adequando a essas novas regras. Aqui na Holanda, isso é levado a sério.
A gastronomia é parte fundamental da cultura de um local, é inevitável nos lembrarmos de um lugar pelo paladar inesquecível de uma comida bem feita.
Outro ponto é o atendimento que torna toda a experiência em algo memorável. Qual o sabor mais interessante que marcou a sua viagem?
15- Deixe o consumismo de lado
Compre só o necessário, leve pouca roupa, lave no hotel.
16- Respeito a cultura alheia ( releia os 10 mandamentos acima..rsrs)
É uma experiência incrível conhecer o novo. Viajar faz bem para a alma, é renovador.
17- Faça um bom seguro de viagem
Nunca se sabe o que pode acontecer. Inclua extras e não somente o básico, principalmente se estiver visitando lugares exóticos com alimentação bem diferente da sua.
18- Acessórios de viagem indispensáveis
- Bonés ou chapéus
- Cadeados
- Baterias e cabos para telefones e computador (se necessário)
- Adaptadores (de tomadas, USB)
- Lenços ou cachecol
- Caderninho para anotações e caneta
- Filtro solar
19- Viver cada momento especial como único
Guarde os sabores, as imagens e as memórias boas que vivenciou na sua viagem.
As vezes, viajar é uma oportunidade única e que muitas vezes não é preciso levar muito dinheiro.
Aproveite os momentos, procure se divertir com pessoas que estão em sua companhia, aprenda a valorizar as pequenas coisas.
Tenha um bom preparo físico, uma capa de chuva, paciência e voltará renovado, já com planos para a próxima viagem.
Seja como for, cada viagem será completamente diferente para cada um de nós. Aproveite com entusiasmo e lembre-se sempre de agradecer por sua conquista.
Viajar é um sonho e precisa ser planejado para que todo seu esforço seja recompensado com lindas memórias. Os perrengues devem ser relembrados com bom humor.
No geral, seja para Holanda ou pra qualquer lugar do mundo, esses conselhos valem ouro. Releia e considere o que for relevante e se enquadra no seu perfil, seja como for é preciso ter foco e fé, pois ofereci a você os 10 mandamentos para a sua viagem para Holanda e com a proteção de São Cristóvão e São Rainério, protetor e padroeiro dos viajantes e peregrinos.
- O Blog Viagem para Holanda não possui parceria com patrocinadores [ neste momento ], ou seja, não recebemos comissões. Todo o conteúdo é gratuito. Quer fazer a diferença? Envie esse texto para alguém que gostaria de dar umas risadas e poderia acrescentar outros mandamentos.
Gostou de um mandamento específico? Conte pra gente. Seu e-mail nunca será publicado, pois participamos das políticas de leis de proteção de dados. Responsabilidade e transparência é o meu propósito com o Blog Viagem para Holanda.
Compartilhe nossos artigos, se inspire para a realização da viagem do seu sonho! Bota fé que tudo pode acontecer!
Com a bênção de São Cristóvão e São Rainério, boa viagem e até o próximo artigo!
Luciana
( confesso que ri bastante ao criar os 10 mandamentos para a sua viagem para Holanda)